Semana alusiva ao Dia da Mulher: “Vida Maria” – vídeo com reflexões e debate

As atividades alusivas à semana que destaca o “Dia Internacional da Mulher” (8/3), na FANESE, iniciaram-se nesta terça, dia 6. Durante a aula de Direito Penal I, ministrada pelo professor Armando Batalha, projetou-se o vídeo “Vida Maria”. Trata-se de um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos.

O filme nos mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada, pela mãe, a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e a trabalhar na roça. Enquanto trabalha, ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo de dependência continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.

Mostra-se uma grande semelhança com a realidade que vivemos no cotidiano social, principalmente na periferia de grandes centros urbanos e na zona rural, onde crianças têm sua infância interrompida, devido aos poucos recursos socioeconômicos, de más condições de vida, portanto. Assim elas são obrigadas a ajudar na
da família, submetendo-se a trabalhos inadequados para a idade delas.

Os alunos manifestaram-se interessados em colocar suas percepções, cujas análises iam do eixo econômico ao político, destacando a ausência dos poderes públicos em educar pais e filhos, adequadamente, para o alcance de conhecimentos capazes de promover um desenvolvimento social digno de cidadania.

O debate serviu de estímulo aos alunos e alunas, que conversaram e puseram suas opiniões, de forma plural, propiciando ao professor Armando Batalha ter uma visão de perfil do conhecimento sobre o assunto, em particular pelo aspecto punitivo que os pais, sem um lastro básico de conhecimentos em educação, impõem sobre seus filhos e estes reproduzem o mesmo modelo, inadequado a uma sociedade justa e solidária.

Estiveram presentes os professores Eduardo Ubirajara e Patrícia Cáceres, além de Lígia Ramos, representante do Conselho Municipal de Defesa da Mulher. Todos preencheram um formulário de avaliação, onde 90% dos presentes (30 pessoas), manifestaram-se satisfeitos com a atividade.

Erro no banco de dados do WordPress: [Duplicate entry '495146' for key 'PRIMARY']