Palestras no Dia Internacional da Mulher na FANESE

Dando continuidade à participação da FANESE na sua programação da Semana da Mulher, também divulgada pelo Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), foram realizadas três palestras no Auditório do Bloco A na quinta-feira 8 – uma pela manhã e duas pela noite. Estiveram presentes a organizadora da palestra, professora Patrícia Cáceres, alguns professores e o coordenador do curso de Direito, Professor Doutor Pedro Durão, que fez a abertura e a apresentação das palestrantes da noite aos alunos presentes.

A mestra Flávia Elaine Santos de Santana proferiu sua palestra sobre O papel da mulher ma sociedade contemporânea para os alunos do turno diurno. Ela traçou o percurso histórico das lutas das mulheres pela consecução de direitos civis, políticos e sociais, nas diversas atividades exercidas pelo homem. Citou algumas conquistas, bem como as dificuldades de mobilização, bloqueada pela própria sociedade, o que tem atrasado o alcance da igualdade de direitos. “Se não houver maior engajamento das mulheres em atividades que cobrem seus direitos, no Brasil e no mundo, estes continuarão a avançar lentamente.”, lembrou Flávia.

Já durante a noite, as palestras ficaram por conta da bióloga Priscila Randow e da defensora pública e vereadora Emília Correa. Priscila, como é mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, desenvolveu sua fala sob o título Mulheres empoderadas – elas limpam menos, focando o tema de seus livros na relação casa limpa-gastando pouco e poluindo menos. Ela passou, para a plateia, dicas para se fazer da casa uma amiga do meio ambiente, citando partes importantes do seu livro Manual da Casa Sustentável, lançado, no mesmo local da palestra, Para Priscila, “… meio ambiente não é só natureza; são todas as relações existentes, que todos deixamos [como] uma pegada …”, uma necessidade de se administrar bem, de forma sistemática e sustentável, o que essa natureza nos oferece, sem maltratá-la.”

A advogada Emília expôs, em sua palestra A mulher como protagonista na advocacia, sobre a importância da advogada nas ações que buscam assegurar os direitos da mulher, tendo em vista toda situação de violência em que esta mulher é vítima mas sem o olhar mais comprometido dos poderes públicos para o resgate dos direitos dela. “Cabe a nós mulheres, engajadas política e profissionalmente, assumir o compromisso de conhecer e encaminhar soluções que corrijam as distorções sociais, em termos de direitos iguais.”

Ao final das palestras, procedeu-se o sorteio de um kit da Natura, oferecido pela secretária geral da FANESE, administradora Solange Vieira Melo, e de um livro de Priscila Randow – Manual da casa sustentável: dicas para deixar sua casa amiga do meio ambiente. De acordo com uma pesquisa de avaliação feita pelo professor Bira, junto aos alunos e alunas, estes demonstraram satisfação pelas palestras, assim como pelo debate sobre o vídeo “Vida Maria”, exibido na terça-feira 6. Também houve menções de parabéns ao aluno de Direito Anderson Oliveira, membro da Academia Neopolitana de Letras, quando recitou uma poesia de autoria dele, sob o título “FéMenina”.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`