Sucesso na Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FANESE

A semana de 23 a 27 de abril foi bastante movimentada com palestras e apresentações artísticas, como parte da Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade e com a divulgação, pelo Diário Oficial da União do dia 23 de abril deste ano, da autorização do MEC para que a FANESE possa oferecer cursos a distância. Neste caso, trata-se da Portaria nº 370, datada de 20 do referido mês passado. Assim, no dia 27, houve o encerramento da Semana e a comemoração da comunidade faneseana pela conquista da autorização da nova modalidade de curso – Destaques na próxima matéria deste nosso portal.

A programação da Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade iniciou-se no dia 23, pela noite, com uma apresentação cultural de um grupo de idosos(as) do SESC/Siqueira Campos, desfilando na área de convivência do pavimento térreo – Desfile Reciclarte. Foi um sucesso, tendo em vista os movimentos do grupo com suas vestes confeccionadas com material reciclado. Depois, houve a primeira palestra do evento, sobre “Soberania e Meio Ambiente: as florestas nas relações internacionais”, proferida pelo mestre João Eduardo Colognesi. A importância da preservação do planeta a partir das florestas e matas continentais e os enfrentamentos com países resistentes à preservação foi o foco principal do tema.

Na noite de terça 24, a doutora Lílian de Lins Wanderley, Geógrafa e Professora da UFS, apresentou o trabalho Panorama Urbano-Ambiental do Rio Poxim, analisando focos de erosão e progradação nas áreas em situações de risco e vulnerabilidade ambiental no meio urbano e rural. Ela destacou o desgaste ambiental nas bacias costeiras dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piauí e Real. Em seguida, Kênia Marcatti de Souza, mestra e doutoranda em Engenharia de Processo, pós-graduada em Higiene Ocupacional (FCMMG) e em Engenharia de Segurança (FANESE), entre outros cursos, explanou sobre “Gestão Ambiental”, destacando a importância do conhecimento sobre a responsabilidade ambiental e da sustentabilidade, assunto de interesse para todos os que fazem um curso superior.

No dia 25, as palestras transcorreram pela manhã e estiveram a cargo da mestra Lorena Xavier, que discorreu sobre “O desequilíbrio ambiental e seus impactos na saúde humana”, enquanto que o professor especialista João Victor D´Avila expôs sobre o “Conservacionismo: cenário atual e perspectivas para o futuro”. Por fim, no dia 26, as duas últimas palestras estiveram a cargo do professor especialista Luciano Rollemberg Levita, que instruiu sobre “Licenciamento Ambiental”, enquanto que a doutora Débora Evangelista Reis Oliveira explanou sobre “Indicadores de Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior”. Estas duas últimas palestras despertaram a atenção do auditório, pela característica didática do assunto, que propiciou a participação da plateia, com questões pertinentes.

Os parabéns a todos os colaboradores, professores e alunos que contribuíram para o sucesso do evento.

 


Parceiros

Convênios

Erro no banco de dados do WordPress: [Duplicate entry '0.000000' for key 'attackLogTime']