Prática formativa dos alunos de Direito Administrativo e de Direito Civil III

O professor Edson Oliveira da Silva, do curso de Direito da FANESE, vem conduzindo seus alunos para atividades, que se caracterizam como práticas formativas, previstas pela programação pedagógica do referido curso.

No dia 10 de abril de 2018, no horário das 8h às 13h, os discentes da turma de Direito Civil III (Direito dos Contratos e das Relações de Consumo) visitaram as instalações do Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, quando tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento daquele fundamental setor para pesquisas jurídicas. Eles tiveram conhecimento de todos os procedimentos, envolvendo a chega das caixas contendo os processos, o cadastramento das mesmas, a restauração de processos e o arquivamento dos mesmos.

Os alunos receberam explicações de como ocorre o processo de pesquisa no Arquivo. Fizeram algumas perguntas vitais para se realizar uma pesquisa acerca do Direito Contratual naquele loca, vez que a pesquisa faz parte do Plano de Curso da mencionada disciplina, na qualidade de prática formativa. Assim, buscou-se, durante a visita, aliar à teoria ministrada em sala de aula com a prática jurídica. Os visitantes agradeceram a atenção dispensada pela equipe daquele importante Arquivo.

Já no dia 24 de maio, os alunos do professor Edson, das disciplinas Direito Administrativo I e II, participaram do “Projeto TCE Cidadão’’ promovido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Às 7h30min, deu-se a recepção dos alunos no Hall do TCE/SE, onde fizeram o cadastro para a participação do evento e, às 8h, eles se encaminharam para o Auditório Manoel Cabral Machado, ocasião em que assistiram a palestra ministrada pelo Procurador Geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello.

O tema da Palestra foi A Constituição Federal e o Papel do Ministério Público de Contas, de grande relevância, vez que oportunizou aos alunos conhecerem mais sobre o funcionamento dos Tribunais de Contas e a função do Ministério Público de Contas no cumprimento dos objetivos traçados pela Constituição Federal de 1988. Às 9h, os alunos foram à Sessão do Pleno, onde permaneceram, até 11h, assistindo à 16ª Sessão Ordinária, acompanhando a pauta da Secretaria daquela instância. Às 11h10min, os alunos foram fotografados com os conselheiros do Pleno, acompanhados do Professor Edson Oliveira.

O coordenador do curso de Direito, professor Dr. Pedro Durão, realçou a importância da necessidade de integrar conhecimento teórico com as práticas jurídicas, fortalecendo a aproximação do corpo discente com as cortes de contas. “A visita foi uma excelente experiência e oportunidade para nossos alunos.”, destacou o coordenador Durão. E para o professor Edson, “É nessas visitas que se tem a oportunidade de fazer os alunos associarem o conhecimento obtido nas aulas com atividades que contribuem para uma formação plena de bacharéis em Direito.”

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`