Novas visitas técnicas realizadas em Junho, sob regência de professores de Direito

Mais quatro visitas técnicas foram realizadas neste mês de junho até esta data. No sábado dia 2, o professor Carlos Augusto Lima Neto acompanhou seus alunos de Introdução ao Estudo de Direito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e de Direito até o Colégio Jardins. O diretor da escola, Antônio Augusto Sá Mendonça, recebeu a turma e explanou sobre o funcionamento do colégio e respondeu às questões dos acadêmicos sobre diversos aspectos de ordem jurídica e funcional. O objetivo da visita foi propiciar aos alunos uma visão prática sobre assuntos ligados às relações jurídicas vistos em sala de aula. Ao final da exposição, houve um sorteio de livros e as manifestações de agradecimentos pelo professor Carlos Augusto e dos seus alunos.

Na quinta-feira 7, foi a vez da professora de Processo Civil, América Nejaim conduzir seus alunos do curso de Direito ao Tribunal de Justiça de Sergipe para acompanharem sessões de julgamento de recursos em tramitação junto à Turma Recursal naquela importante instância jurídica. Foi mais uma prática formativa, ensejando aos nossos acadêmicos uma oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática jurídica sedimentada no TJSE. Para a professora América, “Este tipo de visita técnica proporciona ao discente da FANESE uma preparação profissional sólida e consciente na busca da proteção dos direitos do cidadão e o alcance da justiça.”

Na terça 12, foi a vez dos alunos da disciplina Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado, do curso de Direito, ministrada pelo professor Vander Costa, visitarem a Câmara Municipal de Aracaju. Como os discentes já cursaram a essa disciplina relacionada à administração pública, sobretudo no que tange à divisão de poderes do Estado. O mestre de cerimônia, servidor Lupercio Santos e os membros da Escola do Legislativo conduziram os alunos para conhececerem os diversos setores da Câmara e apresentou-os ao presidente Nitinho Vitale. Os alunos observaram, in loco, o processo legislativo que resulta na elaboração, discussão e aprovação de uma lei municipal, função principal do Poder Legislativo. No dia da visita foi realizada a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). Para o professor Edvan, “Todos puderam assistir e verificar como funciona o procedimento do poder legislativo, principalmente nas discussões e votações, cujos resultados chegarão ao Poder Executivo, para análise e aprovação final, ou não.”

Por fim, na quarta feira 13, o professor de Direito Processual II, Manoel Meneses Cruz, visitou o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, acompanhado de seus alunos, para mais uma prática formativa, quando a aprendizagem de sala de aula é confirmada ao presenciar os procedimentos técnicos e julgamentos de recursos, durante o Pleno da Corte. O professor e os alunos puderam constatar o quanto se torna importante “[…] alcançar o estágio de evolução implantada pelo TJSE, atualmente, com a informatização dos processos, que acelera os julgamentos, inclusive os executados pelas 1ª e 2ª Câmaras Cíveis.”, destacou o professor Cruz.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`