Visitas técnicas dos alunos de Arquitetura no primeiro semestre

No final de abril (28), os alunos das disciplinas História da Arquitetura e do Urbanismo I e II, respectivamente 3º e 4º períodos, ministradas pelo professor Reginaldo Pina, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FANESE, participaram de uma aula prática formativa no Centro Histórico de Aracaju.

No período da manhã (8h às 12h), os alunos do 3º período puderam ver, na prática, a influência da arquitetura clássica presente na composição dos edifícios ecléticos do centro da Capital sergipana, num percurso desde a Praça Fausto Cardoso, seguindo pelo Parque Teófilo Dantas (praça da Catedral), Rua Itabaiana, até o prédio da Antiga Alfândega e a Praça General Valadão. No itinerário, puderam compreender as características e diferenças dos tipos de colunas clássicas, como também dos entablamentos e frontões que emolduram os edifícios. Foram analisados prédios, como o Palácio Olímpio Campos, o Portal da Ponte do Imperador, o Palácio Inácio Barbosa, o prédio da Rua 24h (antiga Escola Normal) e o prédio da antiga Alfândega, dos quais os alunos puderam conhecer o acervo e observar o traçado da cidade de Aracaju, com referência aos planos das cidades clássicas.

No período da tarde (13h às 17h), os alunos do 4º período comprovaram, na prática, a influência das arquiteturas do movimento eclético, da art nouveau e da art déco na Capital sergipana, desde a Praça Fausto Cardoso, seguindo pelo Parque Teófilo Dantas (Praça da Catedral), Rua Itabaiana, Praça General Valadão, Mercados Centrais, culminando com a leitura arquitetônica das duas igrejas no Bairro São José, onde se encontram duas igrejas no estilo déco (Igreja N. Sra Menina e 2º Igreja Batista de Aracaju) mas que, de acordo com o o professor Reginaldo, esses dois templos passaram, recentemente, por reformas, sem um referencial teórico, ensejando uma descaracterização de estilo arquitetônico.

Como desdobramento da visita técnica, os alunos realizaram um produto, croquis, a fim de: a) entender, analiticamente, as diferenças das colunas clássicas, assim como a nomenclatura das diversas partes que compõem o elemento compositivo da arquitetura grega e romana (alunos do 3º período); b) entender as diferenças de estilos pré-modernos, a partir da percepção e do traço no papel, que material analisado em sala de aula posteriormente (alunos do 4º período).


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