A FANESE promoveu o I SIPAT

Desde o primeiro ano de existência, a FANESE tem oferecido aos seus professores e servidores técnico-administrativos, cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas diversas áreas administrativas. São cursos de curta duração, bem como seminários de atualização sobre temas fomentadores de melhoria dos processos, a partir da aquisição de novos materiais, os tecnológicos em particular. Orientar sobre prevenção de acidentes no trabalho e aprimoramento das interrelações dos colaboradores, assim como para a principal clientela, alunos e ex-alunos, tem sido um compromisso axial da direção desta faculdade.

No início deste segundo semestre, os colaboradores de todos os setores administrativos, além do corpo de serviços gerais e de alguns professores, tiveram a oportunidade de participar da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (I SIPAT). A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para qualquer Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A CIPA é uma unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, que tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível a relação saúde do trabalhador e desempenho ocupacional dos mesmos.

Conforme o disposto nas atribuições da Norma Regulamentadora 5 – Nr 5, item 5.16, alínea “o”, a CIPA deve “… promover, anualmente, […], a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Desta forma, torna-se possível, aos colaboradores, ter acesso aos conhecimentos indispensáveis à segurança e à qualidade de vida, sensibilizando-os sobre prevenção de acidentes, saúde, segurança no local de trabalho e desempenho de qualidade. A I SIPAT da FANESE, realizada nos dias 17, 18 e 19 deste mês de julho, buscou abordar temáticas de saúde, segurança e bem estar, entre as atividades desenvolvidas estiveram palestras, ginástica laboral e atividades de relaxamento como auriculoacupuntura, massagens e heiki promovido pelo Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe – MOPS.

A programação constou de: a) Palestras sobre Ergonomia do trabalho, Importância de uma alimentação saudável, Inteligência emocional, Acidente de trabalho, enquanto que os palestrantes foram, respectivamente, João Lins de Carvalho Neto, Telma Ribeiro dos Santos Silva, Fábio Azevedo e Mônica Arcanjo da Silva; b) Atividades dinâmicas, como Ginástica Laboral, comandada pelo instrutor Washington Victor de Oliveira Gonzaga, além de atividade de relaxamento, como auriculopuntura, massagens e heiki. Uma exposição de atividades relacionadas ao teor de cada palestra ilustrou os conteúdos passados em sala. Alguns colaboradores participantes do SIPAT opinaram sobre o curso.

Para Nataly, coordenadora da I SIPAT, além do conhecimento adquirido e a sensibilização sobre as temáticas das palestras, o evento foi planejado com atividades interativas, de forma que promoveu uma motivação a mais aos colaboradores. Na mesma linha de avaliação, Marta (Biblioteca) enfatizou: “Conseguimos ter momentos diferentes de interação com colegas de trabalho. Em um ambiente empresarial, além de se dedicarem as suas funções, os colaboradores necessitam estar bem, física e emocionalmente. E foi isso que as oficinas práticas da SIPAT nos proporcionaram.” Já Sandra (NPGE) reportou-se ao perfil dos colaboradores e sobre o interesse deles em melhorar a qualidade de vida no trabalho (QVT): “A proposta da SIPAT englobou assuntos pertinentes à vida do colaborador, que passa horas, mecanicamente, no trabalho, sem prestar atenção em como simples mudanças de hábitos reorganizam suas vidas. Nas palestras sobre Alimentação Saudável e Inteligência Emocional, tivemos o privilégio de refletir sobre o bem estar físico e mental, primordiais para a qualidade de vida no trabalho.”

O colaborador Gustavo, do Detec, avaliou o curso, afirmando que “A SIPAT proporcionou uma melhor qualidade de vida não só no ambiente de trabalho, mas em um contexto particular meu. Assim, pude utilizar informações absorvidas na palestra sobre ergonomia no trabalho, seguida de uma ginástica laboral, que ajuda no tratamento de uma cirurgia de hérnia de disco, que fiz.” Por fim,  Larissa, do NEAD, sintetizou o evento: “A I SIPAT foi maravilhosa, pensada nos mínimos detalhes, visando melhorar a saúde profissional e física dos colaboradores. Ser FANESE é bom demais!”

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`