Show de satisfação na formatura 2018.1

Os alunos da FANESE têm duas opções para a formatura, em termos oficiais: a tradicional, com indumentárias e rituais clássicos, mundialmente conhecidos – ocorre, em menos de um mês após o término do último período acadêmico do curso concluído, no auditório do Bloco B; a especial, com trajes de passeio, ou a critério dos formandos, em solenidade simples, apenas com juramento e aposição do barrete em um dos concluintes. Excepcionalmente, há antecipação de formatura para alguns formandos em Direito, devido a motivos devidamente justificados e comprovados. Desde que a FANESE resolveu realizar as formaturas semestrais em suas próprias dependências, tem aumentado o número de concluintes adesistas.

Além das formaturas com as características acima expostas, os alunos, por conta própria, fazem suas festas, incluindo uma simulação de formatura oficial, para promover um clima semelhante ao que ocorre na formatura tradicional da faculdade. Este tipo de festa serve mais para fins comemorativos, regado a bebidas e guloseimas servidas aos familiares e convidados.
Nos dias 25, 26 e 27 deste mês de julho, deu-se uma nova edição da formatura tradicional, com 97 novos graduados em bacharéis (Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção) e tecnólogos de nível superior (Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Logística, Marketing, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistema para Internet e Redes de Computadores). Outros 16 concluintes em Direito tiveram a colação de grau no início de Julho, enquanto que outros 85 estarão sendo diplomados no mês de agosto.

A presença massiva de familiares e convidados dos formando promove, como sempre um tom festivo bastante descontraído e, por vezes, surpreendente, a exemplo do caso de Adriele Naiara, nova Bacharela em Direito, que amamentou o filhinho na hora do encerramento da formatura, quando a turma dela posava para fotos históricas. A espontaneidade foi flagrada de maneira muito natural, viralizando, rapidamente, nas redes sociais, o que, para a colega Alexandra Costa, foi de suma importância mostrar à sociedade que, a mulher, independentemente de ter seu emprego e cuidar das tarefas domésticas familiares, ainda encontra forças e determinação para conquistar um diploma de nível superior.

Iraiane, formada em Engenharia de Produção, pronunciou-se estar feliz, naquele momento tão alegre e vibrante, principalmente ao ver crianças brincando nas naves do auditório, enquanto avós, de pé, aplaudiam e engrossavam os cantos das músicas personalizadas para cada concluinte. Enquanto que Flávio Monteiro, bacharel em Administração, falou, entusiasmado, para o professor Eduardo Ubirajara: “Que bom sentir esse calor humano propiciado por uma formatura bem organizada e alegre, gerando satisfação a todos os presentes.”

O coordenador geral da FANESE, professor Albérico, depois de saudar os novos graduados, ao revelou sua alegria, final da formatura do dia 26, que “A cada semestre que passa, percebo um aumento do clima festivo das formaturas da faculdade, em seu próprio ambiente acadêmico, e da adesão de mais concluintes interessados neste momento mágico.”

Erro no banco de dados do WordPress: [Duplicate entry '497563' for key 'PRIMARY']