FANESE e POLÍCIA MILITAR juntas no Programa de Resistência às Drogas e à Violência

A FANESE teve o imenso orgulho de sediar a sexta edição do Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – CNFIP/Proerd.

O curso, voltado a policiais militares, ocorreu no período de 6 a 17 deste mês de agosto, nas dependências desta Faculdade, que cedeu seu espaço físico para o importante evento e que teve a participação de policiais de vários estados do país, a exemplo do Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia.

O propósito foi capacitar os profissionais de segurança com informações e habilidades capazes de serem multiplicadores para orientar o público infantojuvenil em como viver de forma saudável, sem drogas e sem violência. Estes novos instrutores receberam orientações e informações de facilitadores convidados para o curso sobre prevenção e combate às drogas. Assim, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.

Para o oficial militar Levy Soares Leôncio, a experiência foi pessoalmente transformadora. “A gente aprendeu, no curso, a trabalhar um currículo para transformar vidas. Mas, primeiro a gente teve a experiência de ter a nossa vida transformada. O nosso modo de pensar, o nosso modo de ver, nós fomos tocados por algo que a gente não esperava, o amor. Poder olhar para as crianças, jovens e a sociedade para além de serem objetos da nossa missão de proteger, mas com amor, tendo algo positivo a oferecer e ser referência para eles no futuro.”, disse Levy.

A capitã Adriana Littig, coordenadora Estadual do Proerd em Sergipe, destacou a importância do trabalho realizado em parceria com a FANESE no curso de formação e a capacidade que ele tem de transformação tanto do profissional quanto das crianças e adolescentes,  beneficiados pelo programa. “O Proerd prepara a criança não só para resistir à tentação das drogas, mas para resistir a tudo aquilo que não lhe faz bem. Ele traz, realmente, a esperança.”, afirmou a coordenadora.

Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece ao público alvo as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Segundo os multiplicadores do curso “Investir com o Proerd na comunidade é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais.” Após a parte teórica do curso, as lições foram repassadas por policiais militares já devidamente capacitados nas escolas do entorno da FANESE, a exemplo de: CAIC – Colégio Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, Centro Educacional Sesinho I, Colégio Bom Pastor e Instituto Dom Fernandes Gomes.

A realização de mais um curso de formação de instrutores PROERD permite a ampliação do número de escolas atendidas e, com isso, mais crianças e adolescentes de nossa comunidade estarão bem orientadas para fazerem as melhores escolhas. E “A FANESE sente-se parte de todo esse processo, reafirmando a sua responsabilidade social com a comunidade na qual está inserida.”, concluiu o Professor Ionaldo Vieira Carvalho, diretor geral.

“Parabéns a todos(as) colaboradores(as) da FANESE, que, comandados pelo Professor Alcides Araújo, souberam dar assistência, com bastante esmero, a todos os organizadores do curso.”, destacou a Antonina Gallotti, professora de Direito da Criança e do adolescente desta faculdade.


Parceiros

Convênios

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`