Alunos dos cursos de Engenharias e de Arquitetura aprovam palestras sobre acessibilidade

No dia 11 de setembro de 2018, aconteceu no auditório do bloco A da FANESE, a aula inaugural dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção. A aula foi ilustrada por três palestras que intensificaram a discussão quanto à autonomia de locomoção de deficientes físicos em espaços de atendimento público. A acessibilidade para esse público foi a temática de abordagem da noite, que teve como palestrantes o vereador Lucas Aribé, a Arquiteta Larissa Scarano e a aluna de Arquitetura Larienne Feitosa.

Foi um momento enriquecedor de conhecimentos, quando se colocou em questão o direito à cidade, bem como o processo de intervenções arquitetônicas e de engenharia que precisam contemplar as pessoas que possuem redução de sua mobilidade. É inevitável a necessidade de percepção dos espaços a partir de um olhar que busque viabilizar a presença e permanência de qualquer pessoa, garantindo conforto e segurança. Esse foi o principal objeto delimitado no evento.

Cristiano Pacheco, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, fez o seguinte destaque: “Para que a percepção de espaços compatíveis com a promoção da inclusão do universo dessas pessoas seja garantido, é preciso que nós, planejadores de espaços físicos, nos coloquemos no lugar delas, sensibilizando-nos com a importância dos ambientes adequados com o sentido da visão transferido para as mãos, os pés, a audição e o olfato.” Isso quer dizer que somente estando conscientes dessa percepção é que poderemos promover os ambientes acessíveis às pessoas com dificuldade de mobilidade.

Os alunos, que lotaram o auditório, aprovaram a iniciativa deste evento, pois saíram encantados com as discussões que o tema propiciou e, ao mesmo tempo, surpresos ao entenderem como os espaços construídos podem ser diferenciados, no sentido de se oferecerem lugares mais democráticos, menos excludentes nas relações sociais.

Ao terminarem as palestras, os alunos do curso de Arquitetura, que fizeram parte da organização da conferência, apresentaram o Programa de Empreendedorismo Acadêmico Social em Arquitetura (PROESA), que visa promover eventos acadêmicos, ações sociais e de sustentabilidade. O expositor do programa foi o coordenador do mesmo, o aluno Otacílio Ferreira. Por fim, Alcides Araújo, coordenador de Engenharia de Produção, despediu-se dos alunos, deixando-lhes o convite para participarem da Semana Aracaju Acessível, que ocorreria entre os dias 16 e 23 deste mês de setembro.


Parceiros

Convênios

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`