Projeto Redescobrir Sergipe: História, Sabores e Arquitetura

A Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da FANESE construiu uma proposta de divulgação do potencial histórico da arquitetura sergipana, a partir de um projeto que pretende levar os alunos do citado curso a conhecerem o estado de Sergipe sob um novo olhar acadêmico, analítico e crítico.

É comum, nos estudos das construções peculiares de cada local da humanidade, a revelação de traços característicos que representam a cultura na sua diversidade histórica. Assim, um olhar analítico e crítico, sob a perspectiva arquitetônica e urbanista, principalmente através de dos edifícios históricos e do traçado urbano das cidades sergipanas, pode revelar o perfil peculiar deste estado, diante dos destaques diferenciados.

Aliado à motivação exposta, é possível fazer o aluno compreender o valor patrimonial dos monumentos arquitetônicos que contribuem para a formação cultural do povo sergipano e de sua identidade histórica. Desta forma, é possível conhecer, também, o sabor e a essência de cada local a ser desbravado durante a pesquisa.

A primeira visita será aos Municípios de Riachuelo, Divina Pastora e Santo Amaro das Brotas. Em Riachuelo os alunos irão visitar o Engenho da Penha, a fim de compreender a espacialidade e composição de um complexo açucareiro. Em Divina Pastora, a visita será a Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora e a Associação das rendeiras da renda irlandesa (Patrimônio Imaterial). Por fim, os alunos visitarão a Igreja Matriz de Santo Amaro, que tem um estilo barroco, e alguns edifícios de estilo neocolonial, neoclássico e art deco, dispostos na praça principal da cidade.

Para o professor Cristiano Pacheco, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FANESE, “Este tipo de projeto demonstra o interesse da faculdade em dar visibilidade cultural de Sergipe, para os acadêmicos e para o público local e visitante, a partir de um meticuloso e significativo estudo, que promove o rico acervo do nosso estado.”

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`