Visitas técnicas do curso de Direito da FANESE

Neste segundo semestre, a Coordenação do curso de Direito teve o registro de 5 (cinco) visitas técnicas realizadas por alunos acompanhados de seus professores. O objetivo das visitas técnicas, atividade didática prevista nos planejamentos acadêmicos de cursos superiores, é o de aprimorar os conhecimentos teóricos recebidos pelos alunos em sala de aula, instigando o empenho destes no reconhecimento prático das atividades exercidas pelos profissionais das respectivas áreas de estudo.

No dia 28 de agosto, alunos do 4º período visitaram o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, no Bairro Santa Maria, oportunidade em que puderam conhecer todo procedimento administrativo que envolve os presos, as visitas de familiares e seus advogados. Os alunos de Direito Penal III, do professor Msc. Osvaldo Resende Neto, tiveram acesso ao processo de cadastramento, kits de uso pessoal, body scanner, sala de controle de vigilância, enfermaria. E, no parlatório, participaram, ativamente, com várias indagações. A visita foi acompanhada pelo diretor e vice-diretor do estabelecimento prisional, Dr. Jean Guimarães Santos e Dr. Ronaldo Gomes Sandes, que garantiram segurança do corpo discente.

No dia 12 de setembro, foi a vez dos alunos de Processo Civil II (manhã), do professor Msc. Edson Oliveira da Silva, que estiveram na Escola Superior de Advocacia-ESA. Realizava-se, ali, um ciclo de palestras, parte de um curso telepresencial, em que se abordou a temática dos “Recursos no Processo Civil”. Os alunos tiveram acesso ao evento e uma das nossas alunas, Cláudia Maria Santos Vasconcelos manifestou, ao final da visita, sua satisfação: “Eventos como este colaboram para a consolidação do conhecimento aprendido em sala de aula.”

No dia 17 deste mês de outubro, alunos de mais uma turma de Direito Penal, disciplina ministrada pelo professor Msc. Osvaldo Resende Neto, fizeram uma visita ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF). O professor Osvaldo fizera, antes, em sala de aula, uma breve exposição sobre as atividades do Instituto, localizado na UFS, onde funcionam laboratórios periciais que promovem o intercâmbio de conhecimento científico e de técnicas avançadas entre os profissionais de perícias, professores e alunos, permitindo o aprimoramento e a padronização das metodologias aplicadas às áreas da Genética Forense, Criminalística e Medicina Legal.

No mesmo dia 17 deste mês, os alunos da turma de Dir. Tributário II, acompanhados pelo Prof. Matheus Brito, foram recebidos pela Procuradora da Fazenda Nacional, Dra. Ana Cristina Barreto, que expôs acerca do funcionamento da PFN, suas atribuições, a carreira, além de tecer considerações sobre a ação de execução fiscal.

Por fim, no dia 19 deste mês, o professor Dr. Kleidson Nascimento dos Santos conduziu seus alunos de Direito Civil III ao Cartório Eduardo Abreu, localizado na Av. Beira Mar, 13 de Julho, Aracaju, para conhecerem as práticas de atos cartoriais ali desenvolvidas, tais como notas e protestos de títulos. O nome oficial deste cartório em nível de segunda entrância, é 3º Tabelionato de Notas e Protestos, cuja oficial cartorária é Ana Maria Soares de Abreu.

Para a professora Patrícia Cáceres, assessora da Coordenação do curso de Direito, “As visitas técnicas são de fundamental importância para os alunos de Direito, após os conhecimentos teóricos captados em sala de aula. Isto porque, além de serem agradáveis essas visitas, é conhecendo os locais, onde frequentarão em breve, que vão descobrindo aspectos corriqueiros no cotidiano do exercício profissional.”

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './fanese9/wp_wfHits' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wfHits`