Psicologia Jurídica promoveu Prática Formativa com palestras

Com o objetivo de aproximar a atuação da Psicologia e da Assistência Social no âmbito jurídico, a mestra Patrícia Elaine Santana Mota, que é professora da disciplina Psicologia Jurídica na FANESE, promoveu, no dia 24 de novembro, das 9 às 12 horas, um ciclo de palestras sob o tema geral O adolescente em interface com a Psicologia Jurídica. O perfil dos presentes ao evento concentrou-se nos alunos de segundo período do curso de Direito, enquanto que o foco temático foi voltado para crianças e adolescentes, parte do plano de aula da disciplina ministrada por Patrícia.

O evento fez parte da Prática Formativa, que os professores realizam com seus alunos a cada semestre letivo. Foram ministradas três palestras pelas psicólogas Me. Áurea Maria Pires Rodrigues (A atuação do Psicólogo no CREAS: o adolescente na sociedade e as demandas jurídicas), Juliana Santos Oliveira (O adolescente, a Justiça Restaurativa e a socioeducação: atuação e intervenções) e pelo psicólogo Renê Moura (Os adolescentes, a Fundação Renascer e a redução da maioridade penal: atuações e desafios).

Além da Psicologia Jurídica, outra disciplina, Direito da Criança e da Adolescente, que é ministrada pela professora Antonina Gallotti, fez parte das discussões nas palestras, uma vez que versaram sobre ações cotidianas do psicólogo no âmbito jurídico frente à atuação com adolescentes, através de palestras e debates, bem como sobre a ampliação e a compreensão da necessidade deste profissional em aumentar e divulgar um trabalho interdisciplinar na área jurídica.

Para a assessora da Coordenação do curso de Direito, professora Patrícia Cáceres, “Odiálogo dos palestrantes com os alunos presentes oportunizou a revelação dasexperiências cotidianas daqueles sobre o adolescente e as interfaces jurídicasque o cercam, de modo que pudessem relacionar a prática com a teoria estudadaem sala de aula.”