Prática Formativa de Direito dos Contratos e das Relações de Consumo

Na manhã da sexta-feira 7 deste mês de dezembro, o professor Me. Edson Oliveira da Silva conduziu seus alunos da disciplina Direito Civil III (Direito dos Contratos e das Relações de Consumo) ao Arquivo Geral do Judiciário de Sergipe, para uma visita técnica, como parte da Prática Formativa da referida disciplina.

O mestre Edson apresentou aos alunos a Mara Araújo Silva Vieira, diretora do Arquivo. Mara fez uma exposição sobre a importância daquele espaço histórico, ressaltando que uma das funções do Arquivo é a guarda da memória sergipana e, que, entre outros objetivos, destaca-se o de permitir que as gerações atuais rememorem a História da Justiça Sergipana, enquanto que as gerações futuras valorizarão o passado da instituição e as pessoas que fizeram parte de mencionada história.

Em seguida, a Prática Formativa contou com a apresentação de um vídeo, destacando como ocorre a pesquisa nos processos judiciais. Neste momento, os discentes presentes foram orientados pelo professor Edson como poderiam realizar pesquisas em processos que envolvam os temas trabalhados na disciplina Direito Civil III.

De acordo com o mestre, o objetivo principal da visita foi atingido, uma vez que “A participação da turma na atividade, através de questionamentos e por meio da experiência obtida com a prática de realizar consultas a processos judiciais, foi de grande valia para consolidar a abordagem teórica realizada em sala de aula e para disponibilizar aos discentes uma importante ferramenta de pesquisa processual.”