I Mostra de Filmes de Arquitetura e Urbanismo da FANESE

No dia 04 de dezembro, no auditório do Bloco A, pela noite, foi realizada a I Mostra de Filmes de Arquitetura e Urbanismo da FANESE. O acontecimento fez parte eu como parte da  comemoração do Dia do Arquiteto, que se deu no dia 15 de dezembro. Alunos e professores estiveram presentes à sessão cinematográfica. Durante a projeção, em clima de descontração, regada à pipoca e refrigerante, como sói acontecer em salas de cinema, os filmes versaram sobre a Arquitetura Modernista Brasileira, seguidos de profícua discussão.

O evento contou com a participação do DOCOMOMO, uma instituição não governamental internacional com representação em mais de 40 países, fundada na cidade de Eindhoven, Holanda, em 1988. Em 1992, foi criado o núcleo brasileiro do DOCOMOMO, seguindo os princípios definidos pelo DOCOMOMO International, abrigado no Mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.

A organização realiza  campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral sobre o Movimento Moderno no Brasil, bem como zela pelos pedidos de tombamento histórico e cultural dos espaços preservados. As arquitetas Carolina Chaves e Viviane Oliveira, representantes do DOCOMOMO na Bahia, assim como o arquiteto Reginaldo Pina, professor da FANESE e debatedor do assunto, naquele momento, lembraram que, além das ações, descritas acima, a instituição luta contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoia ações semelhantes em todo o mundo.

O coordenador do curso, Cristiano Pacheco, diz que a forma de comemoração do dia do arquiteto foi bem planejada, elegante e com discussão de muita cultura, principalmente pelo fato de se haver debatido o período de hegemonia da arquitetura brasileira, que é o da arquitetura modernista.