Mais uma formatura bem participativa

Está comprovado: as formaturas realizadas pela FANESE vêm-se destacando entre os familiares, os amigos, os visitantes e os concluintes, novos profissionais de curso superiores disponibilizados para o mercado de trabalho, para a sociedade, a cada semestre em maior número de presenças no Auditório do Bloco B. Professores da casa, presidentes de Conselhos (CRA, CREA), vice-presidente do CRC e a representante da ABRH em Sergipe prestigiaram, uma vez mais, o evento.

Diferente das primeiras formaturas oferecidas pela FANESE em suas instalações, as últimas solenidades têm-se revelado mais festivas, atraentes sob a ótica do calor humano. Os familiares, nas mais diversas faixas etárias, envolvem-se, cada vez mais, com o frisson esfuziante de toda a plateia. E, na hora da recepção do canudo, sob o bom humor relaxado, o graduado, junto com o padrinho ou a madrinha, cai na dança das músicas escolhidas por ele.

No dia 23 deste mês de janeiro, colaram grau os formandos em Administração, Recursos Humanos, Logística, Marketing e em Processos Gerenciais. O aluno orador foi Antônio Carlos Soares, representando os formandos, enquanto que a professora Kelly Valença Oliveira foi a oradora representante dos demais paraninfos do dia. Na quinta-feira, 24, foi a vez dos concluintes de Ciências Contábeis, Sistemas para Internet, Gestão da Tecnologia da Informação e os do curso de Redes de Computadores. O aluno orador, representante dos formandos, foi  Johon Lenon Marques. Já o professor orador, apoiado pelos demais paraninfos, foi João Klebert Bastos de Sá.

Os novos bacharéis em Direito dos turnos matutino e noturno fecharam as solenidades de colação de grau na sexta-feira 25. O orador representante das turmas foi Anthony Harry Sousa, enquanto que o professor Marcel Ramos, coordenador do curso e paraninfo, fez o seu discurso, destacando o fator “tempo”, enquanto algo inerente ao ser humano, ideal e flexível, sujeito à individualidade. Essencialmente, o mestre paraninfo sugeriu aos seus afilhados uma reflexão sobre os anos de aprendizado durante o curso de Direito e a projeção que farão para o futuro de cada um, segundo seus anseios e metas.

O professor José Albérico Gonçalves Ferreira, que presidiu os trabalhos nos três dias, fez entrega dos canudos e de certificado a cada graduado de melhor nota em seu respectivo curso, bem como a entrega da Medalha de Honra ao Mérito a Alessandro Ribeiro Santos, graduado em RH, pelo quarto curso concluído nesta faculdade. Albérico felicitou todos os agraciados, ao tempo em que desejou sucesso aos novos profissionais formados pela FANESE, além de parabenizar os familiares destes. Os laureados com o certificado foram: Ayala Carneiro Santiago, Hugo de Andrade Menezes, Valéria Gomes dos Santos, Paulo Henrique Ribeiro, Leonardo Stefani Santos, Anderson Oliveira dos Santos, Maria Aparecida Cerqueira, Alessandro Ribeiro Santos e Antônio Carlos Soares.

Na condução do cerimonial, estiveram os professores Alcides Araújo Filho (dias 23 e 25) e Carlos Frederico de Carvalho (dia 24). Um diferencial inovado pelo mestre Alcides, elogiado pelos concluintes de Direito, foi o fato de haver solicitado que os graduados ficassem de frente para a plateia e dirigissem um aplauso de gratidão aos presentes. “Para mim, foi um momento mágico e emocionante.”, destacou Elisângela, que já é formada, também, na FANESE, em 2006.

Outro momento inovador, cultural, deu-se em forma de poesia, composta pelo novo advogado Anderson de Oliveira, que é membro da Academia Neopolitana de Letras, após receber o certificado de maior nota dos formandos de Direito, destacou, como tema central de sua recitação, a qualidade de ensino e de convivência que a FANESE oferece. Concluiu, na última estrofe:  “…/Numa faculdade que se preze/ De todas a maior lição/ A convivência, a comunhão/ Sou fã da família FANESE.” Após o final de cada dia de formatura, os depoimentos, in off, de formandos e de seus familiares enalteciam o brilho da organização, – leia-se equipe de Rosane Carvalho -, a descontração e a alegria reinante no semblante de todos os presentes.