Reunião do Diretor Geral com os Professores

No sábado 9 deste mês, ocorreu mais uma reunião de abertura do semestre letivo, quando o diretor geral da FANESE, professor Ionaldo Vieira Carvalho, passou importantes informações para os presentes. As observações feitas e os encaminhamentos possíveis são estratégicos para o  ideal desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas e didáticas, visando-se alcançar um harmonioso e bem sucedido calendário escolar, que continue na busca da melhoria dos resultados em termos de ensino-aprendizagem, mesmo apesar do quadro econômico do pa´s, desfavorável à estabilidade e ao crescimento dos setores produtivos

No primeiro momento da reunião diretor fez uma exposição do cenário econômico, por que passa o país, principalmente porque tem afetado as bases de sustentabilidade das instituições de ensino superior. Ele passou algumas informações estatísticas, relacionadas aos quatro últimos anos da crise internacional, nacional e das consequências que o desemprego acarretou na saúde financeira das empresas, o que afetou, também, a FANESE. Segundo o diretor, “O setor de serviços é que vem sustentando mais a economia, nacional e local.”, lembrou o professor, que também é um mestre em Economia.

Para Ionaldo, as dificuldades de captação de novos alunos para os diversos cursos da FANESE não têm impedido que a qualidade dos serviços prestados permaneça intacta. “As quatro seguidas confirmações da posição de primeiro lugar, com a maior nota no índice geral de cursos (IGC-MEC), entre as instituições de ensino superior de Sergipe, tem sido a principal arma de reconhecimento da nossa qualidade de ensino pela sociedade sergipana.”, lembrou o diretor. Prova deste compromisso e da dedicação dos que fazem a FANESE está na recente conquista da nota máxima   pela avaliação do MEC, na concepção dos cursos a distância (EAD) recém implantados na FANESE.

No prosseguimento da reunião, o professor lembrou os professores sobre a necessidade do cuidado com o cumprimento de horário das aulas, com a preparação de um planejamento para o que vai ministrar e orientar em sala, além de promover avaliações diretamente pertinentes aos assuntos vistos nas aulas. “Os conteúdos de uma disciplina, a metodologia adequada para transmiti-los e uma avaliação capaz de provar o aprendizado do aluno, é fundamental. E o aluno cobra da faculdade, se o professor não cumpre com seu papel.”, alertou Ionaldo. No mês de julho deste ano, aqueles professores que estiverem de recesso escolar poderão frequentar, durante uma semana, um seminário de aperfeiçoamento sobre metodologia do ensino, incluindo-se avaliação.

Antes de concluir a reunião, o diretor da faculdade apresentou alguns novos coordenadores de cursos e pediu que todos os coordenadores apresentassem os novos colegas docentes admitidos neste semestre. Os professores novatos foram aplaudidos, na medida em que se apresentavam. O professor José Carlos dos Santos, do curso de Direito, pediu a palavra ao diretor para  enaltecer o valor do novo coordenador Marcel Ramos, destacando o carisma e o ótimo trânsito que este professor tem entre os colegas e discentes. Ao final da reunião, como sempre acontece em todo início de semestre, todos os presentes dirigiram-se para saborear doces e salgados, acompanhados de refrigerantes e de um bom papo descontraído. A organização e recepção dos professores esteve a cargo da equipe de Rosane, assessorada pela Solange, secretária geral, Elaine e Valdecir.