Android Fest Aracaju na FANESE

Um importante evento, destinado aos interessados em Tecnologias da Informação, ocorreu na tarde de sábado passado, no Auditório B da FANESE. Tratou-se do encerramento do Android Fest Aracaju promovido pelo Grupo de Desenvolvimento  de Aracaju (GDG-Aracaju), com facilitadores e participantes de Sergipe e de outros estados.

O evento foi focado em novidades sobre o desenvolvimento mobile (DM), em termos de aplicativos. Como a evolução no mundo do DM é constante, grupos de desenvolvedores de plataformas e de ferramentas, mais eficazes e eficientes, disponibilizam seus produtos e serviços às empresas, orientando-as a escolher, entre a grande variedade das plataformas DM, a melhor ferramenta e criar a melhor e confiável estratégia para o seu app.

Sendo especializado em criar eventos de TI, principalmente visando à inserção das mulheres no mercado de trabalho, o GDG justifica o interesse de promover o acesso maior delas, pelo fato do visível crescimento da participação do sexo feminino em pesquisas de TI, destacando-se a qualidade dos trabalhos publicados e socializados, em forma de exposição e palestras nesses tipos de eventos.

A professora Sthefane Soares, uma das palestrantes, importante entusiasta do software livre, expôs sobre o flutter, que é uma novidade de framework para construir aplicativos para dispositivos móveis que funcione tanto no Android como no iOS, “É uma tecnologia Google que apresenta uma característica de desenvolvimento diferente na linguagem. É como você pudesse usar um único  código para Android e iOS, compilando, simultaneamente, para as duas plataformas.” O objetivo é dar aos designers liberdade, pois é aberto, para que usem sua criatividade sem que percam parte de seu trabalho por causa de limitações técnicas. Assim, é prático, produtivo, econômico (economiza verbetes, usa programação Dart), é rápido.

Para Rafael Spacca, que é coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da FANESE, “… esse tipo de evento faz com que o aluno sinta-se motivado no seu curso e que tenha a oportunidade de alinhar os conteúdos vistos por eles em sala de aula com a prática no fomento de suas pesquisas e nas atividades profissionais.” O professor lembrou que o objetivo principal dos cursos de TI da FANESE é oferecer, cada vez mais, aos alunos e profissionais desta área eventos deste porte e relevância. Alunos e aficionados por aplicativos em seus celulares, curiosos por conhecer novidades neste campo tecnológico, confessaram-se, de forma entusiástica, satisfeitos pelo encontro proporcionado pelo grupo do Android Fest Aracaju e pela feliz iniciativa da FANESE.