Calourada 2019.1: Sucesso e Satisfação dos Alunos

Aconteceu, na segunda-feira 18, no auditório do Bloco B da FANESE, a calourada dos alunos ingressantes neste semestre. Dois objetivos se destacaram: a) Apresentar aos novos alunos da faculdade o diretor geral e o coordenador acadêmico; b) Propiciar aos ingressantes momentos de informação sobre estágio e de descontração com dinâmica de grupos. A apresentação dos facilitadores envolvidos na programação da calourada esteve a cargo do professor Carlos Frederico, coordenador do curso de Administração e de Processos Gerenciais.

O professor Ionado Carvalho apresentou-se como diretor geral da FANESE, dando boas- vindas aos novos discípulos, e contou um pouco da História da faculdade, incluindo a posição de destaque desta instituição de ensino, segundo a avaliação do MEC. Ao contar um pouco da sua trajetória dele, como professor, até chegar à Direção Geral, mesclando com uma oportuna dosagem de senso de humor, Ionaldo conquistou a atenção e a simpatia dos novatos da casa.

Já o professor José Albérico, na qualidade de coordenador acadêmico, exortou os calouros a participarem, ativamente, dos eventos oferecidos pela faculdade, bem como passou detalhes sobre questões acadêmicas, que todos os presentes precisam saber e contar com a atenção e a prontidão dele, para atendê-los sempre que necessário e solicitado. Os alunos ficaram bastante atentos às informações dadas por Albérico.

O convidado para expor sobre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) foi o consultor da empresa de integração, Márcio Melo, que explicou para o público iniciante nos diversos cursos da FANESE o que é e o que oferece o CIEE aos acadêmicos das instituições de ensino superior. Márcio detalhou como essa organização capta e seleciona alunos para estagiarem em empresas conveniadas com ela. Lembrou que o exercício da prática no campo de trabalho, sob pertinente programação das disciplinas cursadas pelos alunos, é relevante durante a absorção teórica dos conteúdos passados em sala de aula. O assunto despertou interesse dos presentes, ao conhecerem como se cadastrar naquela agência de estágio.

A última parte da calourada, o master coacher Márcio Vinicius, que é diretor comercial da Master Soluções em Tecnologia Ltda., permeou toda a sua palestra promovendo uma descontração geral, em forma de dinâmica de grupo. Além dos momentos de compartilhamento coletivo no auditório, a exposição sobre perfis de personalidade (Analítico, Paciente, Extrovertido e Dominante) propiciou uma alegria contagiante e uma vontade de participar dos grupos de perfis diferentes, convocados pelo palestrante. O interesse pela dinâmica de grupo criada por Márcio reteve todo o auditório até o final da programação. A calourada revestiu-se de sucesso absoluto, demonstrado na satisfação dos alunos e de professores presentes