FANESE inova nas práticas docentes

Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, na sala 12 do Bloco A, aconteceu mais um Encontro Pedagógico com a organização e apresentação geral do coordenador Acadêmico, José Albérico. Estiveram presentes os coordenadores de cursos e 115 docentes dos diversos colegiados de cursos da FANESE. Na pauta, foram anunciados os principais procedimentos acadêmicos pertinentes aos planejamentos pedagógicos dos cursos e uma proposta de oficina de metodologia do ensino, envolvendo a arte fotográfica e reflexões sobre sua importância para melhorar as estratégias de aprendizagem na sala de aula.

Os trabalhos foram desenvolvidos da seguinte forma: a) divisão de grupos diversificados de quatro professores em cada grupo, visando à socialização e discussão sobre as estratégias das práticas formativas; b) geração de relatório, por grupo, sobre as metodologias aplicadas pelos professores nas referidas práticas, destacando-se o uso de laboratórios, e os questionamentos expostos durante a reunião dos grupos, para apresentação conjunta.

Dos esclarecimentos e sugestões surgidos da síntese das apresentações dos grupos, foi possível dirimir as dúvidas pertinentes e fazer encaminhamentos para o aperfeiçoamento dos processos das referidas práticas. Ficou acertado que os professores receberão um documento consolidado a partir dos trabalhos em grupo e da apresentação final.

Durante a reunião, a professora Ariadne apresentou uma proposta importante, que objetiva aprimorar o ensino por meio de atividades que promovem uma reflexão sobre a prática docente. Ela está fazendo doutorado, estudando esse tema na URGS e tem ciência do interesse da FANESE em aperfeiçoar o ensino, sempre, por meio de atividades que promovem uma reflexão sobre a prática docente. Ela propôs a realização de uma oficina de fotografia, para a qual convidou os docentes presentes. Esta experiência inovadora acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês de março.

“A oficina servirá como disparador para discutir a atividade docente. Trata-se de uma forma lúdica de repensar a prática docente, um espaço no qual os professores conhecerão técnicas fotográficas, apresentadas por um fotógrafo, o professor Ricardo Torres.”, salientou Ariadne. Durante a oficina, enquanto Torres orientará os professores para aprenderem a tirar uma boa foto, Ariadne conduzirá os presentes a uma reflexão acerca do trabalho docente, incluindo as estratégias, como o do uso de fotos para motivar os discentes.

Haverá um momento para exercitar as técnicas fotográficas, para o compartilhamento das fotos, propiciando conexões positivas ou negativas, em termos de ministrar aulas, que podem ocorrer diante dessa experiência. “Assim, a oficina foi pensada, em termos de uso desta técnica, podendo os professores usar seus smartphones, sem necessidade de câmera fotográfica para participarem do evento.”, explicou a doutoranda. Haverá um módulo específico para os professores desta faculdade, que farão suas inscrições pelo Acadêmico. E professores de outras IES poderão participar, devendo-se inscrever no site da FANESE, através do módulo de cursos de extensão.


Parceiros

Convênios