O Dia Internacional da Mulher na FANESE

No dia 8 deste mês de março, a FANESE promoveu mais um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Foram apresentadas 3 palestras no turno matutino e 2 palestras no turno noturno. Também foi exposto, na área de convivência do pavimento térreo, um banner de 1m por 2m sobre 14 Obervaçõess relevantes sobre a Lei Maria da Penha, assim como foram distribuídos marca-textos, informando sobre os diversos tipos de violência contra a mulher.

Pela manhã, as palestras desenvolvidas foram: a) Uma breve reflexão sobre a condição das mulheres assentadas na reforma agrária em Estância – Palestrante Profª Gilda Diniz dos Santos; b) A proteção da mulher gestante à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Palestrante Profª Antonina Gallotti Lima Leão; c) Violência doméstica e feminicídio – Palestrante Profª Patrícia Elaine Santana Mota.

No turno noturno, as palestras expostas foram: a) O papel da mulher na atual configuração do trabalho – Palestrante Profª Cristiana Maria Santana Nascimento; b)  O protagonismo da mulher na sociedade e a desigualdade do gênero – Palestrante Profª Émille Laís de Oliveira Matos.

Ao final de cada palestra, as professoras abriram espaço para questionamentos e esclarecimentos levantados pela plateia. “Foi uma iniciativa importante, para nós mulheres, alunas que nos consultam, professoras e colaboradoras da FANESE, uma vez que ainda pairam muitas dúvidas sobre os direitos da mulher, cumpridos e não cumpridos na prática do cotidiano.”, destacou a professora Patrícia Cáceres, assistente de atividades acadêmicas do curso de Direito e organizadora do evento. O coordenador do curso de Direito, professor Marcel Ramos fez questão de lembrar que “Há necessidade de mais eventos de natureza temática, como a programação deste do Dia da Mulher, e que não só alunas, mas, também, alunos de qualquer curso desta faculdade dobrem seus esforços, socializando, junto aos familiares e amigos, as orientações passadas para elas e eles nesta oportunidade ímpar.”