Palestras sobre a Psicologia no Judiciário e os Direitos Humanos

Revestiu-se de destacado sucesso a prática formativa sobre a Psicologia no Judiciário e os Direitos Humanos, realizada no Auditório B desta faculdade, na manhã do último sábado de março. As exposições, em forma de palestras, foram protagonizadas pelas psicólogas Me´s Carolina Souza e Esther Mikowski, com respectivos temas: Direitos Humanos de crianças e adolescentes na Política de Assistência Social e Direitos Humanos na atuação do psicólogo em Depoimento Especial de crianças e adolescentes. Uma terceira palestra, sobre A Psicologia e o Sistema Prisional em Sergipe, foi desenvolvida pelo Psicólogo Dênis da Silva.

As palestras foram bem recebidas pelos presentes, principalmente pelos alunos das disciplinas Dinâmica de Grupos e Psicologia Jurídica, da professora Me. Patrícia Elaine Santana Mota, e da disciplina Psicologia Jurídica, da professora Me. Andressa Almada Marinho Pontes, que também leciona a disciplina Psicologia e Comportamento Organizacional. Ambas mestras pertencem ao quadro de docentes do curso de Direito da FANESE e foram coordenadoras deste evento.

Para a mestra Patrícia Mota, “Eventos, como este, são de suma importância para o aprendizado dos alunos. Eles têm a oportunidade de relacionar o conteúdo teórico visto em sala de aula com a prática apresentada pelos profissionais da área em questão, bem como de participares de um profícuo debate. Este tipo de prática formativa contextualiza subtemas dos Direitos Humanos, onde estão inseridas a Psicologia Jurídica e o Direito da Infância e da Juventude.”

Já a mestra Andressa destacou a importância do evento, afirmando “Trazer, em um evento na FANESE, associando a Psicologia no Judiciário com os Direitos Humanos, através de palestras de três psicólogos, acredito que tenha sido de extrema importância na formação dos alunos de Direito, especialmente aos de Psicologia Jurídica, que leciono, visto que os temas expostos e discutidos desenvolvem a humanização no trabalho desses futuros operadores do Direito.”

Tanto as professoras Patrícia Mota e Andressa Pontes, assim como a assistente administrativa do curso de Direito da FANESE, professora Patrícia Cáceres, reforçaram a satisfação revelada pelos 300 alunos presentes. Elas destacaram o fato de que o evento revestiu-se de relevantes informações, regadas a uma dinâmica participativa do auditório, onde dúvidas e interlocuções, em regime de intercâmbio, somente enriquecem o modelo da prática formativa atual, com maior abrangência, em termos de transversalidade, contextualizando a Psicologia no currículo de Direito.

Andressa concluiu seu depoimento, agradecendo a confiança da Coordenação do curso de Direito, à parceria com os colegas professores, especialmente com a Profa. Patrícia Mota, e dos alunos monitores que muito contribuíram para que esse evento acontecesse com absoluto sucesso. “E agradeço, principalmente, à FANESE, por proporcionar aos seus docentes este espaço para a organização de debates tão importantes para o aperfeiçoamento dos conhecimentos agregados aos nossos alunos.”, enfatizou Andressa.