Projeto Ministério Público Acadêmico é adotado na FANESE

A FANESE faz parte do Projeto Ministério Público Acadêmico (PMPA), desde 25 deste mês de março. O importante ato, que oficializou, no auditório do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), a parceria desta faculdade com o MP, foi intermediado pela Coordenação do nosso curso de Direito e contou com a presença do Prof. Dr. Sandro Luiz da Costa, coordenador de ensino da Escola  Superior do Ministério Público, do Prof. Ionaldo Vieira Carvalho, diretor geral da FANESE e do Prof. Marcel Ramos, coordenador do Curso  de Direito desta instituição de ensino. Também estiveram presentes representantes de outras escolas de ensino superior de Sergipe.

Um dos objetivos principais do Ministério Público Acadêmico é criar um canal direto entre os acadêmicos de Direito/Instituições de Ensino Jurídico e o Ministério Público, para incentivar e desenvolver a pesquisa e o debate jurídico de temas relevantes relacionados à Escola Superior do Ministério Público, órgão auxiliar do Ministério Público, através do intercâmbio com instituições de ensino superior. “Isso é bom para a formação de bacharéis que, não somente, vão compor, em breve, os quadros das áreas meio e fim da instituição jurídica, mas, também, aperfeiçoá-los como cidadãos críticos que conheçam a importante dimensão do compromisso do Ministério Público brasileiro com a nação.”, destacou a professora Patrícia Cáceres, assistente de atividades acadêmica do curso de Direito da FANESE.

Esse projeto ocorrerá, quinzenalmente, com temas diversos, que serão abordados pelos Promotores Públicos. Na ocasião do acordo firmado, deu-se uma palestra inaugural do promotor público Dr. Henrique Ribeiro Cardoso, que desenvolveu o tema “Improbidade Administrativa”. Um Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre o MP-SE e a FANESE,  objetiva a implantação do PMPA, com uma expectativa de promover 21 cursos com duração de 4 horas cada – o próximo será sobre Recursos Hídricos e as inscrições já estão abertas.

Alunos do curso de Direito da FANESE, que se fizeram presentes no evento, elogiaram a parceria, procuraram mais informações junto ao professor Marcel Ramos. O coordenador de Direito destacou: “Com o aumento de parcerias da FANESE com órgãos públicos ligados a atividades jurídicas, cresce o interesse e a empolgação dos alunos da FANESE, que buscam melhorar, ainda mais, a qualidade de formação dos seus futuros advogados.”