Mais um ano de orientação sobre o Imposto de Renda para a comunidade

A Coordenação do curso de Ciências Contábeis da FANESE realizou, entre os dias 15 a 17 de abril, a 14ª Edição do Projeto Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF/2019). Dois laboratórios de Informática do Bloco A foram transformados em escritórios de Contabilidade, onde alunos e professores orientaram, de forma gratuita, vários contribuintes, moradores dos bairros próximos à faculdade.

A execução do Projeto acontece com a supervisão da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Luciana Matos, com a orientação dos professores Cleaylton Gonçalves, Cantidiano Novais, Luiz Ricardo Mariano e Rafael Spacca, além da participação auxiliar de 55 alunos do referido curso.

Para o professor Cleaylton Gonçalves, “Durante o projeto, os alunos Ciências Contábeis tiram dúvidas e colocam em prática o aprendizado de sala de aula.” Já para os alunos, este foi mais um momento ímpar, que trouxe muita experiência do dia a dia de um contador.

Para a aluna Generva Almeida, “Foi uma ótima oportunidade para ajudar os contribuintes, que necessitam fazer sua declaração do Imposto de Renda, mas que não possuem conhecimento suficiente sobre o assunto. Enquanto que, para nós alunos, também foi uma grande oportunidade para colocarmos em prática os ensinamentos adquiridos nas aulas, além de convivermos uma interação com colegas, professores e colaboradores dos diversos setores da instituição.”

Durante o expediente de cada um dos três dias desta atividade de responsabilidade social da FANESE, todos os presentes puderam fazer seu lanche, carinhosamente organizado pela Coordenação do curso.

A coordenadora Luciana Matos ressaltou que é muito importante proporcionar essa forma de conhecimento. “O projeto reflete uma preocupação da faculdade com os projetos de responsabilidade social e acadêmica. De responsabilidade social, quando oferta um serviço, de forma gratuita e voluntária para a comunidade. E ação acadêmica, ao proporcionar experiência prática aos alunos do nosso curso.” Acrescentou Luciana: “É prazeroso ver a satisfação e a gratidão dos chefes de família, ou de seus representantes, pela acolhida e atendimento que lhes oferecemos.”