1º de Maio, Dia do Trabalhador

O dia Internacional do Trabalhador é uma data comemorativa celebrada, anualmente, em quase todo o mundo, havendo feriado em muitos países. Esta homenagem remonta ao primeiro dia de maio de 1886, a partir de uma greve iniciada em Chicago (USA), objetivando conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada diária para 8 horas, vez que, em alguns locais, chegava a 17 horas. Os primeiros dias de maio daquele ano foram marcados por trabalhadores grevistas mortos e feridos. Mas só em 1889, em Paris, foi criado o Dia Internacional dos Trabalhadores.

No Brasil, tem-se conhecimento de que a data é comemorada desde 1895. Mas foi o presidente Artur Bernardes que assinou o decreto nº 4.859, oficializando o 1º de maio como feriado nacional de confraternização das classes operárias e em homenagem aos trabalhadores mártires. Já, entre 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. Assim, o caráter de protesto foi deixado de lado, passando a valer o viés comemorativo. Getúlio Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Pelo calendário litúrgico católico, no dia 1º de maio é celebrada a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

A FANESE felicita todos os trabalhadores brasileiros, particularmente os seus colaboradores, pelo dia maior.


Parceiros

Convênios