Visitas Técnicas de alunos do curso de Direito

Não são poucos os acadêmicos que procuram saber o que é uma visita técnica. Geralmente, os professores das disciplinas promotoras de uma visita técnica explicam aos seus alunos sobre de que se trata esta importante atividade. Trata-se de uma experiência vivenciada pelos alunos em empresas públicas ou privadas, com o acompanhamento de um ou mais professores e com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma visão técnica, operacional, da futura profissão deles. No projeto da visita, devem constar os principais objetivos previstos.

A visita é agendada pelo próprio professor proponente e acordada com a Coordenação do curso envolvido, que encaminhará o registro para o sistema eletrônico da instituição de ensino. Após a realização da visita, os alunos poderão preencher o Relatório de Visita Técnica, que deverá ser assinado pelo professor responsável pela visita, para fins de pontuação em Atividades Complementares previstas em seu curso de graduação.

Entre os meses de março e abril, deste 2019, algumas visitas técnicas do curso de Direito da FANESE foram realizadas, entre elas:

1. Ao Instituto Identificação  da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no dia 13 de março, com as turmas de Direito Penal e de Direito Processo Penal, do professor Osvaldo Resende Neto. Lá, os alunos conheceram os setores do órgão, dando ênfase aos serviços realizados pelo Núcleo de Inteligência e Apoio a Atividade Policial, como a coleta de impressão digital, o reconhecimento facial pelo retrato falado e a fiscalização sobre dados falsos;

2. À OAB/SE, no dia 27 de março, dos alunos de Direito Ambiental e de Direito Constitucional, do Professor Msc. Necessio Adriano Santos. Os visitantes conheceram as dependências técnicas da Ordem e puderam assistir ao Forum da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, tomando conhecimento sobre os riscos de barragens e de ocupações urbanas irregulares. Os alunos foram entrevistados pela TV Atalaia.

3. À SEPLAG, no dia 10 de abril, com as turmas de Direito Administrativo e de Direito Constitucional, do professor Msc. Edson Oliveira da Silva. Mais de 60 alunos estiveram presentes. No local visitado, houve uma palestra sobre “Poder Executivo Estadual: um olhar sobre o funcionamento da Secretaria de Estado da Administração Pública”;

4. Ao Fórum Gumersindo Bessa, no dia 25 de abril, com os alunos de Processo Civil I, do professor Marcus Fellipe Gomes. Lá, os alunos puderam conhecer a Central de Conciliação e como funcionam as audiências, além de terem conhecido algumas Varas Cíveis, assistindo à audiência de instrução e julgamento.

Ao final destas visitas, os alunos manifestaram-se, sempre, satisfeitos com o aproveitamento prático das informações obtidas nos locais visitados, confirmando a necessidade deste tipo de atividade, que confirmam as aulas teóricas recebidas por seus professores em sala.