Aula Especial do Curso de Alimentação x Recursos Ergogênicos na Pós-Graduação

No sábado 11 de maio deste ano, a Pós-Graduação da FANESE proporcionou um dia de exposição e de debates sobre reflexões acerca da alimentação, suplementação e doping no esporte, assunto da disciplina Alimentação e Recursos Ergogênicos, pertencente ao curso de Especialização em Gestão Nutricional e Alimentar: nutrição clínica e esportiva. A disciplina  foi aberta para público externo, como um curso, a fim de divulgar o referido curso da Pós.

O professor da disciplina. Marcus Vinícius Santos do Nascimento, que é nutricionista clínico e esportivo, com mestrado em Educação Física, relatou o desenvolvimento das atividades do evento, destacando: “A aula foi bastante proveitosa. Inicialmente os alunos realizaram uma metodologia ativa de debate onde pudemos discutir como a alimentação, a suplementação e o doping estão presentes na sociedade atual.”, esclareceu o mestre.

Em seguida, Marcus destacou a apresentação sobre a alimentação no esporte, quando vários alunos expuseram suas experiências no dia-a-dia, comparando-as com as recomendações da ciência.  Para o professor, “Foi um evento muito proveitoso, quer causou satisfação aos presentes.” No último momento do dia, foram apresentadas as dificuldades para se combater o doping no esporte e sobre os aspectos que levam um indivíduo a utilizar substâncias proibidas. Destaque-se que, na metade da tarde, o sol invadiu uma parte da sala. No entanto, a presença do data show facilitou a visibilidade do material, sem quaisquer complicações.

O aluno Izaac Geovanny de Jesus Freitas deu seu depoimento sobre o curso, afirmando que “A aula sobre Alimentação e Recursos Ergogênicos foi um importante, excelente iniciativa dos executivos desta instituição de ensino. E abrir vagas para participantes externos é, realmente, algo diferente e de grande repercussão, pois poder compartilhar com outros profissionais da área o espaço e com a qualidade de conteúdo ali servida aos presentes é gratificante. Por ser um curso bem dinâmico, direto e objetivo, abordando conteúdo sério e científico, fez-nos mos aprender e compartilhar experiências do cotidiano.”

A exemplo de Izaac, outros participantes acrescentaram sobre a relevância dos temas bem específicos, que são vivenciados no cotidiano. Elogiaram a total segurança do professor Marcus, ao passar o conteúdo para eles. Em nome dos presentes, Izaac agradeceu pela oportunidade de ter bom proveito em um dia de sábado, em um ambiente de conhecimento enriquecedor. “Esperamos que isso venha ser difundido, realmente, em outras instituições de ensino superior. Iniciativas, como esta, estudando o que amamos, são sempre prazerosas e, quando estamos com pessoas ao nosso redor, com o mesmo propósito, isso se torna ainda melhor.”, concluiu Izaac.

Para o coordenador da Pós-Graduação da FANESE, professor José Albérico Gonçalves, “A satisfação revelada pelos participantes da aula, brilhantemente executada pelo professor Marcus Vinicius, faz parte do esforço desta faculdade, confirmando-se o grau de qualidade reconhecido pelos alunos internos e externos, bem como pelo MEC e por toda e sociedade sergipana.”