Oficinas ENADE para o Curso de Engenharia de Produção

Com o objetivo de avaliar o processo ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Engenharia de Produção, foi realizado no dia 27 de abril de 2019 o Simulado ENADE. A prova foi aplicada pelo professor Fábio Nóbrega, com o auxílio da Coordenadora Leila Santos, que, assim, justificou o evento: “A grande justificativa deste simulado consiste na análise do desempenho dos alunos, com base nas provas do ENADE, para termos uma visão direcionada das melhorias que precisam ser realizadas no curso.”

A primeira Oficina ENADE teve como tema Gestão de Processos Produtivos, a Fábrica do Futuro, e foi ministrada pelo professor Cariosvaldo Alves, no dia 11 de maio deste ano (2019), quando se buscou alinhar o pensamento crítico e a forma de desenvolvimento das questões discursivas relacionadas à Engenharia de Produção, que exigem dos alunos a compilação de fatores baseados na estrutura social e técnica.

Segundo o professor Cariosvado, “Foi percebido que, através da identificação do ponto central da questão, pode-se elaborar o texto dissertativo de forma rápida, objetiva e assertiva, atingindo, dessa forma, o objetivo da questão.” Abordaram-se, também, de forma concisa, conceitos da Indústria 4.0, tema recorrente na atualidade, e como impactará o mercado de trabalho, trazendo nova perspectiva de formação de profissionais com alto grau de conhecimento técnico e com pensamento global baseado nas diversas interfaces.

Na oportunidade, como forma de relembrar os conceitos de Gestão de Processos, foi realizada uma dinâmica, denominada Fábrica de Palitos, na qual cada equipe deveria, através da sistematização de postos de trabalho, montar caixas com palitos de fósforo, atendendo às restrições apresentadas. Temas, como gestão de pessoas, liderança, tempo de ciclo, lead time, balanceamento de linha e gargalo, puderam ser desenvolvidos com esta atividade prática. O grande objetivo é demonstrar aos alunos a interdisciplinaridade e a importância da abordagem sistêmica, algo bastante praticado no curso de Engenharia de Produção e que faz muita diferença no mercado de trabalho atual.

Já no último sábado dia 25 de maio, os alunos participaram da segunda Oficina ENADE, voltada a questões de Sistemas de Qualidade, Estratégias de Produção e Pesquisa Operacional, matéria ministrada pelo professor Kleber Andrade, que destacou: “A oficina foi temática do filme Vingadores e foi adotada com o nome de Conhecimento: Ultimatum. Na oportunidade, foi incluído um pote de balas, representando a mão de Thannus, além de slides decorados.”

Esta oficina incluiu uma gincana de perguntas pertinentes às disciplinas envolvidas, quando duas equipes de estudantes analisavam e respondiam as questões através de plaquetas com as alternativas corretas. “Para as respostas corretas, a pontuação era decidida no arco e flecha, tipo Gavião Arqueiro.”, destacou o professor Kléber. Também foi feita uma análise estatística prática, com análise dimensional de peso de produtos, utilizando uma balança de precisão e, a partir dos dados, calculadas probabilidades de ocorrências.