Visitas Técnicas do curso de Direito (I)

Neste mês de maio deste ano de 2019, professores do curso de Direito fizeram seis visitas técnicas a empresas públicas e privadas. Essas visitas são atividades extraclasse, realizadas com o acompanhamento de um ou mais professores, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma visão técnica do que ocorrerá em breve, na prática, no exercício da profissão destes. Os professores poderão completar esse tipo de atividade, solicitando que os alunos apresentem um relatório, por escrito ou oral, em sala de aula, após a realização da visita.

Nesta primeira matéria (I), estão destacadas, neste portal FANESE, quatro visitas técnicas, enquanto que na matéria seguinte (II), serão apresentadas mais duas visitas técnicas de maio.

1ª) Visita a Presídios de Sergipe – “Entre os meses de abril e maio, alguns alunos meus da turma noturna da disciplina Estágio Supervisionado – Prática Jurídica II (Penal) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cruel e dura realidade do Sistema Penitenciário Estadual, reflexo do que ocorre na maioria dos estados. Foram sorteados alunos para realizarem visitas a alguns estabelecimentos prisionais de Sergipe.”, relatou a professora Patrícia Vieira.

Os alunos Julianne Barreto Moura, José Farias Santos e Marianna Marques Dias Ribeiro visitaram o Presídio Feminino (PREFEM) em Socorro; já os alunos Alexandre Oliveira Senna e Ingrid Nava de Loureiro Santos conheceram o Presídio de Areia Branca, oportunidade em que visitaram, também, as obras de construção do estabelecimento que será destinado aos presos onde deverão cumprir pena em regime semiaberto. Por fim, na sexta feira, dia 17 de maio, foi a vez de Edilene Gomes dos Santos, Felipe Soares Araújo, Gabriela Dantas Paixão e Sâmara Mirelly de Sá Santos, que visitaram o Cadeião de Socorro.

As visitas foram realizadas acompanhando inspeções oficiais do Conselho Penitenciário do Estado de Sergipe, do qual é integrante a Docente da Disciplina, a Defensora Pública Federal Patrícia Vieira de Melo Ferreira Rocha. Patrícia Vieira destacou o interesse e a motivação dos alunos para esse tipo de visita técnica. Assim como os alunos mostram-se satisfeitos.

2ª) No dia 15 de maio, o professor da disciplina Processo Constitucional, Gutemberg Alves de Araújo, conduziu seus alunos para uma sessão do Tribunal Pleno da Corte de Justiça Estadual.

Foram saudados pelo presidente, Desembargador Osório Ramos, que elogiou a iniciativa da FANESE de aproximar os discentes do cotidiano do Tribunal, para que possam compreender a dinâmica das sessões nos processos de competência do tribunal pleno.

Já o Desembargador Alberto Romeu destacou: “É através de conhecimentos de práticas que os futuros profissionais do Direito poderão compreender a relevância e o impacto de suas carreiras na vida das pessoas.” O professor Gutemberg justificou a visita: “Esta visita, feita pelos alunos da disciplina Processo Constitucional, significa a concretização do conteúdo visto em sala de aula, pois é através de atividades extraclasse que os alunos ultrapassam os muros da instituição e podem visualizar o Direito sendo aplicado efetivamente.”

3ª) Também na  sexta-feira 17, entre 9h30min e 11h30min a professora Gilda Diniz conduziu os alunos do curso de Direito, matriculados nas disciplinas de Civil IV, Consumidor, Seguridade Social, Prática Jurídica e Administrativo I, para participarem de uma visita técnica ao INCRA, no bairro Getúlio Vargas. Eles assistiram a uma aula, conduzida palestras proferidas pelos agrônomos do órgão, Fontenele e Quintino, sobre regularização fundiária rural e procedimento administrativo.

Além da professora Gilda, esteve presente o professor Edson Oliveira, do curso de Direito. “Para os alunos presentes, a visita ajudou-os a ilustrar e esclarecer sobre procedimentos em regularização e registros fundiários.”, esclareceu a professora Gilda.” E ao final da visita, foram sorteados, entre os discentes presentes, dois livros da Lei 8.629/93, comentada por procuradores federais.

4ª) E ainda na sexta-feira 17, o professor Kleidson Nascimento realizou uma visita técnica, com os alunos e alunas de Direito Civil III – Contratos, disciplina do 4° período do curso de Direito da FANESE. O campo da visita foi o Cartório Eduardo Abreu (3° Ofício), com a competência para notas e protestos. Os acadêmicos conheceram todo o funcionamento do Cartório, onde foram gentilmente recebidos e monitorados pela auxiliar daquele estabelecimento, Bruna Amorim, bacharela em Direito e egressa da FANESE.

“Os alunos demonstraram satisfação por ter oportunidade de aprenderem mais quando fazem essas importantes visitas demonstradoras desse tipo de práticas jurídicas, que os familiarizam com a realidade profissional que eles poderão exercer logo.”, destacou o professor Kleidson. A autenticação de documentos, o reconhecimento de firma, a formalização de declarações, procurações e escrituras públicas, sobretudo as relativas ao contrato de compra e venda de imóveis, foram apreciadas e analisadas in loco, pelos pupilos.