I Seminário sobre Direito dos Animais

No sábado 25 de maio, pela manhã, no auditório do Bloco B, a FANESE promoveu o I Seminário sobre Direito dos Animais. O curso de Direito, através de uma comissão de alunos e alunas, coordenada pela professora Raíssa Nacer Oliveira de Andrade, desenvolveu um projeto sob o título Proteção Animal e Combate ao Abandono e Maus Tratos. Ainda pela equipe Docente do curso, a professora Cristiana Maria Santana Nascimento esteve colocando sua contribuição ao evento, acompanhada das alunas Flávia Letícia Santos Cabral, Sâmara Priscilla dos Santos Moura e Karen Larissa Santos Araújo. O tema desta primeira edição foi Direito dos Animais: proteção animal e combate ao abandono e maus tratos.

O projeto estreou bem nesta academia, recebendo, aproximadamente, 400 pessoas, entre professores, colaboradores, alunos de Direito e de outros cursos da FANESE além de convidados apreciadores de animais. Os objetivos do Seminário foram: a) Apresentar aos futuros operadores do Direito, bem como aos que já atuam nesta área, os conteúdos sobre Direito Animal, já existente; b) Conhecer projetos protetivos, em forma de construção de leis em andamento, e a necessidade de outros dispositivos legais, capazes de sensibilizar a sociedade sobre o combate a todo tipo de violência e de abandono aos animais.

Foram palestrantes do evento: Kitty Lima, deputada estadual; Dr. Marcos Figueiredo Ramos e Dra. Danielle dos Santos Ferreira, estudiosos do Direito Animal. Marcos revelou sua satisfação em dar sua contribuição a um assunto ainda pouco discutido no país, cujos efeitos esperados são igualmente imberbes, e com poucos efeitos positivos na seara do Direito. As professoras Raíssa e Cristiana disseram que se sentiam felizes por conseguirem sucesso neste corajoso desafio e que esperam contar com mais apoio da sociedade, em particular junto aos legisladores, para levar à frente o importante projeto delas.

Flávia, Samara, Priscilla, além de outras colegas de turma de Direito, assumiram o apoio ao projeto com a envergadura de quem já está concluindo o referido curso. A FANESE, através do coordenador do curso, professor Marcel Ramos, assim como da professora assistente da Coordenação de Direito, Patrícia Cáceres, sentiu-se satisfeita com o tipo de evento, diferente, com relação aos tantos que acontecem nesta instituição de ensino superior.