Sucesso na palestra do juiz Rodolfo Pamplona Filho: “Visão Geral da Codificação Civil Brasileira”

No dia 19, quarta passada, o auditório B da FANESE ficou lotado com a participação de estudantes, professores e egressos do curso de Direito. O motivo deste encontro foi a palestra do renomado Juiz do Trabalho Professor Doutor Rodolfo Pamplona Filho, que ministrou a palestra “Visão Geral da Codificação Civil Brasileira” e lançou o Novo Manual de Direito Civil de sua autoria.

Pamplona explanou, brilhantemente, sobre a situação do conteúdo e as aplicações do atual Código Civil/2002, sobre o qual descreveu a história desse importante instrumento legal, comparando-o com o diploma legal de 1916 até a sistematização das leis do revogado Código. Para Pamplona, a codificação do Código dá possibilidades de uma melhor unidade política do Brasil e facilita, também “… o estudo sistematizado do Direito, que passa a se encontrar de forma cientificamente organizada, gozando de um ordenamento de maior estabilidade nas relações jurídicas.”

Para o professor Mestre Lucas Cardinalli, titular da disciplina Direito Processual Civil, a abordagem trouxe uma importante perspectiva histórica e conceitual do Código Civil Brasileiro, fazendo um paralelo histórico e principiológico com a Constituição Federal. “Sua análise de importantes assuntos jurídicos e sociais se dá de forma simples e descontraída (numa genial mistura de doutrina, humor, seriedade e até poemas), permitindo a abordagem de temas relevantes e contemporâneos.”, destacou Lucas.

Já para o professor Mestre Emerson Pracz, titular da disciplina Direito Empresarial, esta foi uma oportunidade ímpar, uma palestra empolgante, bem explanada, com muito conteúdo importante. “Os alunos do curso de Direito tiveram uma grande oportunidade para acrescentar, no repertório de conhecimentos deles, os ensinamentos de uma das maiores personalidades do Direito Civil Brasileiro.”, ressaltou Emerson.

Para o coordenador de Direito da FANESE, professor Doutor Pedro Durão, temas como este, trazem maiores esclarecimentos, pois, afinal, é necessário que o Direito traga suas adaptações para que continue buscando a sua evolução histórica. “O ilustre amigo e jurista Rodolfo Pamplona nos agraciou com os seus conhecimentos, trazendo uma reflexão clara e imparcial, sobre a codificação civil brasileira, tema que possui diversos impactos nas suas interpretações e aplicações, até se chegar a democratização.”, finalizou.