Comissão Própria de Avaliação (CPA) quer ouvir você!

Avaliar para melhorar. Este é um dos princípios adotados pela FANESE na gestão dos serviços oferecidos aos alunos da instituição. Para isso, a faculdade possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) e uma Secretaria Executiva, responsável por realizar, periodicamente, avaliações em diversas áreas, a exemplo de matrículas, do desempenho dos docentes e das disciplinas, clima organizacional, entre outros campos de observação, atendendo aos requisitos do Ministério da Educação postulados na Lei do SINAES (Lei 10.861/04).

As avaliações são realizadas através de questionários que produzem conhecimentos sobre a realidade institucional. Os dados são tabulados e discutidos pela comissão, que é formada por representantes de diversos segmentos da instituição (professores, alunos, colaboradores, coordenadores e sociedade civil). A partir dessas discussões, sugestões para melhoria são encaminhadas para a Coordenação Acadêmica e para a Direção da faculdade, a fim de avaliar e decidir pela implantação dos ajustes necessários.

Além disso, as informações são divulgadas e ficam disponíveis para consulta de alunos, professores, coordenadores de curso e comunidade externa. “Estas avaliações são feitas periodicamente e resultam em tomada de ações eficazes e eficientes. Essas ações visam sempre à melhoria da instituição e, com isso, ganha todo mundo, isto é, não só o aluno, mas, também, quem faz parte do processo.”, esclarece Fernanda Raposo, Coordenadora da CPA e Assessora de Qualidade da FANESE.

Para o coordenador acadêmico, Albérico Ferreira, a autoavaliação é primordial na busca da melhoria dos resultados. “A autoavaliação é imprescindível para que sejam adotadas medidas necessárias que resultem em melhores condições e qualidade para os alunos e professores de todos os cursos e disciplinas.”, ressaltou Albérico, lembrando que a avaliação é sigilosa e que os alunos podem contribuir, de maneira efetiva, para a faculdade, expondo suas opiniões sem receio.

“Muitas mudanças aconteceram em virtude de sugestões de discentes e docentes. Quanto mais as pessoas participam das avaliações, mais melhorias são conquistadas dentro da capacidade de investimento da faculdade. Por isso, os alunos e os professores precisam saber que a opinião deles vale muito”, complementou Fernanda Raposo.

A ampliação no número de pessoas orientadoras e orientadas para Declaração de Imposto de Renda gratuita; a construção de um auditório com capacidade para 380 pessoas, para realização de eventos maiores, o aumento do número de cursos de extensão; a mudança da sala de desenho para uma sala com espaço maior, a fim de melhor atender as novas demandas do curso de Arquitetura, foram algumas das conquistas mais recentes da autoavaliação.

Caso o aluno ou docente necessite de algum esclarecimento ou queira conhecer mais o trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA), poderá fazê-lo por e-mail, através do endereço eletrônico cpa@fanese.edu.br, ou pelo site através do Fale CPA. Também a equipe da CPA se encontra disponível para tirar quaisquer dúvidas.

O período  das avaliações já está acontecendo e vai até 9 de junho. A participação contributiva de todos é fundamental! A CPA quer ouvir vocês!

Equipe CPA

Alcides Anastácio de Araújo Filho Representante dos Coordenadores de Cursos