FANESE incorpora ferramentas que facilitam a inclusão em seu site

Visando aumentar as opções de acessibilidade e inclusão, foram acrescentadas, no site da FANESE, opções que facilitam o acesso de pessoas com Limitação.

O objetivo de incluir essas ferramentas no site da instituição é garantir o aprimoramento do nosso sistema educacional e, seguindo o Estatuto da pessoa com deficiência, disponibilizar recursos de acessibilidade que eliminem barreiras e promovam a inclusão.

Após iniciar pesquisas sobre a acessibilidade em IES, Marta de Lima Leite, colaboradora e aluna de Pós-graduação em LIBRAS da FANESE, juntamente com a Coordenação Acadêmica e o professor Fábio Severo da Silva, da Fábrica de Software, analisaram a necessidade de incluir opções que auxiliem a navegação de pessoas com deficiência visual e auditiva ao site da instituição.

Duas novas ferramentas de acessibilidade já estão disponíveis no site da FANESE: O ACESSIBILITY HELPER SIDEBAR, que permite que pessoas com baixa visão aumentem e diminuam, automaticamente, o tamanho da fonte do site, assim como mudar a cor que ajusta o alto-contraste da página de modo a facilitar a leitura.

O HAND TALK (um tradutor automático para Libras) é a outra ferramenta que auxilia deficientes auditivos e surdos a conhecerem todo o conteúdo do Site através da Língua Brasileira de Sinais. Ela permite que uma caixa de diálogo abra o intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.

Em breve, a Biblioteca Drª Celuta Maria Monteiro Freitas contará com um novo Hotsite e outras opções que facilitarão a inclusão digital.


Parceiros

Convênios