FANESE promove mais uma capacitação de Conselheiros Tutelares

O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude – CIJ /TJSE e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, realizará, no período de 05 a 31 de Julho de 2017, um Curso de Capacitação para os Conselheiros Tutelares, eleitos para o quatriênio 2016/2019, dos seguintes municípios: Aracaju, Arauá, Areia Branca, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Malhador, Moita Bonita, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

O projeto ECA em Ação – 27 anos em prol da cidadania e proteção integral dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes, já em sua terceira etapa, nasceu a partir de reflexões ocorridas nas aulas de Direito da Criança e do Adolescente sob a titularidade da Profa Antonina Gallotti com seus discentes da FANESE e tem por objetivo capacitar os conselheiros tutelares dos vinte e uns últimos municípios citados acima, para o pleno exercício de suas atribuições, ampliando o conhecimento dos valores, princípios, diretrizes e concepções da política de proteção, garantia e defesa do atendimento à criança e ao adolescente.
Na condição de autoridade pública colegiada, faz-se necessário o conhecimento em áreas pertinentes e conexas, tais como: Direito da Criança e do Adolescente, Psicologia Jurídica, Ética e Postura Profissional, Prevenção e Enfrentamento às Drogas, Interface com a Rede de Proteção. Somam-se a esse elenco de conteúdos as práticas diárias, que representam significativo agregado para o efetivo exercício das atividades do conselheiro tutelar no seu trabalho rotineiro exercido junto à comunidade. Assim, o Curso, totalmente gratuito, vai auxiliar na preparação para a atuação profissional, mediante o acesso à democratização do saber acadêmico da FANESE, intermediado por um debate contínuo, fomento de ideias e vivências partilhadas.

Os módulos serão ministrados no Auditório do Forum Gumersindo Bessa, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, por uma equipe de Mestres e Doutores, além de convidados especiais com notório conhecimento do assunto, contando com toda a infraestrutura disponível para proporcionar segurança e conforto aos participantes. A programação está divulgada no hotsite da instituição de ensino (http://www.fanese.edu.br/eca/).

O projeto de prática extensionista contempla áreas temáticas, como a valorização dos Direitos Humanos e Cidadania, sob a perspectiva da Proteção Integral de que são titulares Crianças e Adolescentes da Região Metropolitana de Aracaju.

É diante das constatações aqui expostas, que o referido curso de capacitação justifica-se como de alta relevância social, no sentido de oferecer à comunidade acadêmica – alunos e professores envolvidos com o curso, em um primeiro plano, o acesso a um rico aprendizado, uma vez que o contato direto com os problemas sociais, econômicos e políticos da nossa realidade sergipana é imprescindível para a formação de profissionais cidadãos, dotados de valores e competências, para enfrentar o mercado de trabalho, com habilidade técnico-científica e postura crítica e ética. Já em um plano maior, ainda há os benefícios trazidos à população, na medida em que o alcance e as vantagens da proposta de capacitação retornarão através do proveito das pessoas atendidas pela rede de proteção com impactos indiretos a toda a nossa sociedade.


Parceiros

Convênios