Dia do Estudante

O Dia do Estudante é, também, comemorado neste dia 11 de agosto, no Brasil, dado o mesmo motivo que criou o Dia do Advogado. A origem foi a mesma: data da instituição dos cursos de Direito, em São Paulo e em Recife, por decreto assinado por D. Pedro I, no mesmo dia do ano de 1827.

A sugestão para que a comemoração desta data se estendesse a todos os estudantes, está ligada ao primeiro movimento “Pensar o Brasil”. E isto se justificava pelo o fato de que os cursos de Direito abriam as portas para a sua extensão, nos diversos campos do saber, auxiliando os conhecimentos de diferentes áreas de estudo, na direção do conceito de cidadania plena.

O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, 100 anos após a instituição daqueles primeiros cursos de Direito, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, vez que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

Já em 1937, ainda no início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, deu-se a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), o que serviu para consolidar esta data comemorativa para todos os estudantes. Enquanto isso, no âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Esta data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes, atual União Internacional dos Estudantes.

Parabéns dos que fazem os corpos docente e técnico-administrativo da FANESE a todos nossos alunos!

Por: Eduardo Ubirajara