Curso de Marketing promove capacitação para utilização de ferramenta de E-commerce

Na última terça-feira 22, o curso de Marketing da FANESE realizou uma capacitação interativa, no laboratório de informática, voltada para os alunos da disciplina Vendas, Promoção e Merchandising, ministrada pelo prof. Pablo Boaventura. O treinamento foi conduzido por Thiago Estácio, designer gráfico, mestre em Design de Artefatos Digitais, e que atua, profissionalmente, na Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
A iniciativa é fruto do trabalho do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Marketing, que, diante de um ambiente global cada vez mais competitivo e dinâmico, tem buscado promover espaços de conhecimentos para os estudantes, articulando as teorias trabalhadas em sala de aula às boas práticas do mercado do Marketing.

O instrutor apresentou a ferramenta MailChimp, excelente para quem trabalha com E-commerce, auxiliando no incremento das vendas das empresas via internet. Além disso, essa ferramenta promove campanhas de Endomarketing, bem como ações para a prospecção de novos clientes. O principal diferencial do MailChimp é que fornece dados estatísticos das campanhas enviadas por e-mail, facilitando a gestão dos profissionais de marketing.
Dados da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios de 2016 demonstram que o comércio virtual, mais conhecido como o E-commerce, cresceu de 1 milhão em 2001 para 61,5 milhões em 2014, sendo que este número tende a aumentar, tornando, portanto, a utilização do e-mail marketing uma possível estratégia para empresas.

Para Thiago, a articulação entre a academia e o mercado de trabalho é fundamental para a capacitação dos futuros profissionais de Marketing. “Foi muito bom poder compartilhar um pouco do que sei, de forma prática. Creio que as faculdades deveriam fazer sempre essa aproximação da academia com o mercado. A FANESE está de parabéns pela iniciativa.”, ressaltou o designer.

Para os estudantes, atividades como esta trazem inovações e atualizações, assim como geram uma maior aproximação com o ambiente empresarial através de capacitações, rodas de conversa e discussões sobre temas ligados ao Marketing. “É muito importante conhecer novas ferramentas que possam melhorar o nosso trabalho e que possam agregar conhecimentos. A ferramenta que nos foi apresentada será muito útil para otimizar o meu trabalho como profissional que já atua no mercado do Marketing.”, finalizou Danilo Lima, acadêmico do curso de Marketing.