Qualidade de Vida e Intergeracionalidade é tema da Semana de Responsabilidade Social

Qualidade de vida e Intergeracionalidade. Este é o tema da Semana de Responsabilidade Social e Ambiental (SRSA-FANESE) que acontecerá no período de 18 a 22 de setembro na FANESE. O intuito do tema é promover a inter-relação inclusiva de jovens e idosos, sensibilizando a comunidade acadêmica sobre a importância da qualidade de vida.

A FANESE, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo atividades em prol da comunidade adjacente, entre elas: prestação de assistência jurídica gratuita, através do Núcleo de Práticas Jurídicas; assistência contábil na preparação da declaração de Imposto de Renda; capacitação de conselheiros tutelares municipais para melhor atender a população, fortalecendo a rede de proteção; eventos e projetos, de acesso gratuito, que têm um impacto social positivo e significativo.

Neste ano, a FANESE participa do Setembro Amarelo, movimento expressivo que traz como o tema a prevenção do suicídio. “Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e tem o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no mundo e no Brasil. Diversas ações, a exemplo de caminhadas, oficinas, palestras, mesas redondas são programadas, a exemplo de Sergipe, que vem batendo recorde em termos de atividades pertinentes ao tema.”, lembra Andrea Patrícia Rabelo de Sousa, psicóloga e assessora de comunicação da FANESE.

Nos dias 19, às 19h, haverá uma mesa redonda sobre Aspectos ligados à prevenção do suicídio entre jovens e adultos. Estarão expondo sobre o assunto as Psicólogas Patrícia Passos, da Associação Sergipana de Psicólogos, Analice Bento, psicóloga e responsável pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da FANESE, Ana Raquel, psicóloga e membro da Comissão Organizadora do Setembro Amarelo em Sergipe, e Rogério Ferreira, professor de Direito Penal e Promotor de Justiça. Já no dia 22, às 9h (manhã), desenvolvendo o mesmo assunto, as psicólogas Petruska e Analice comporão a mesa com o convidado especial, Ermelino Costa Cerqueira, professor de Direito Penal e presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe.

Como o tema central da FANESE destaca a importância de se valorizar a pessoa idosa, a programação da SRSA-FANESE, outras atividades e palestras dedicadas a esses adultos da melhor idade estão previstas para o turno vespertino, do dia 18 ao dia 22. A faculdade tem representantes no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), que também faz uso de nossas dependências para reuniões e encontros. Já a Legião da Boa Vontade, vizinha e parceira desta instituição de ensino superior, trará cerca de 100 idosos e idosas, para participarem das ações programadas. E o Coral da LBV, composto de jovens e adultos, abrilhantarão a abertura da semana, apresentando-se no hall térreo entre os Blocos A e B desta faculdade, às 18h30min do dia 18. Enquanto isso, os coordenadores de cursos da FANESE estão mobilizando os alunos para que tragam pessoas idosas, principalmente parentes, a fim de se juntarem aos demais inscritos. (Ver programação no quadro, ao final desta matéria).

Para a ASCOM/FANESE, quando se pensa o envelhecer, palavras como inutilidade, improdutividade, dependência e doença vem à tona. Queremos mostrar que a pessoa idosa tem muito a contribuir com o processo produtivo das novas gerações. Queremos integrá-las nesta nova tecnologia que desponta. Mostrar, na intergeracionalidade, que a experiência do idoso junto com a energia da juventude produz bons resultados.

Nos próximos dois meses, a FANESE, promoverá mais um Outubro Rosa e um Novembro Azul, eventos alusivos à Campanha Nacional contra o Câncer de Mama e contra o Câncer de Próstata, respectivamente. Com representantes no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e parceira do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM-OAB), nossa faculdade também faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, mobilização nacional com palestras, panfletagens, entre 25 de novembro e 10 de dezembro.


Parceiros

Convênios