Sucesso na comemoração do Dia do Administrador

O Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. E, a exemplo dos anos anteriores, a FANESE não poderia deixar passar esse dia em branco. Afinal, este foi o primeiro curso que a instituição começou sua trajetória, com êxito, no meio educacional. Celebrar esta data, consolidando, cada vez mais, o valor deste curso, regulamentado pela Lei 4.769 de setembro de 1965, é reconhecer, o papel importante deste profissional no meio empresarial.

O encontro realizado, antes de ontem, dia 11, no Auditório B da FANESE, contou com a participação de mais de 350 profissionais, entre professores, egressos e alunos. A abertura foi feita pelo diretor geral, Ionaldo Vieira Carvalho, que se congratulou com todos por esta passagem de 52 anos de regulamentação da profissão, bem como destacou o importante papel do administrador dentro das organizações, principalmente em época de crise mundial e local.

Para o coordenador de Administração da FANESE, Carlos Frederico, o administrador tem um papel fundamental na atual conjuntura que estamos vivendo. “Hoje estamos celebrando esta profissão, que muito nos orgulha, pois o administrador tem um propósito ético e moral de contribuir para a mudança deste país. Por isso a Administração começa com o dever pessoal nas nossas atitudes diárias nas organizações.”, ressaltou o coordenador.

Antes do início das palestras, a plateia foi agraciada, e aplaudiu, com uma magnífica apresentação de violão da cantora Michelle Maphaia, aluna da FANESE, que com desenvoltura abrilhantou o evento com o seu talento musical.

Dos três palestrantes, Laércio Oliveira, Deputado Federal e empresário sergipano, Gizelma Lima, consultora de empresas e professora da UFS, e Wanusa Centurión, coordenadora dos cursos de Logística e de Recursos Humanos da FANESE, os dois primeiros são graduados por esta faculdade, respectivamente em Administração e em Ciências Contábeis. Laércio pertenceu à primeira turma da FANESE e também fez pós-graduação (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas, por meio da FANESE, que mantinha um convênio com aquela importante instituição de ensino superior do Rio de Janeiro.

No discurso de Laércio, ele destacou sua história de vida, com dificuldades para conseguir deslanchar sua profissão e sua empresa, que crescia rapidamente, hoje bastante reconhecida pela sociedade sergipana – Multserv. Em seguida, passou aos presentes orientações mportantes, afirmando que “Para ser bem sucedido, o administrador, particularmente o empreendedor, necessita ser persistente e desafiador no exercício desta profissão.”

Na segunda palestra, Wanusa fez questão de usar uma dinâmica de grupo com a participação de todos os presentes, promovendo um “Ola” contagiante, que serviu de pano de fundo do seu recado aos futuros bacharéis administradores e aos futuros tecnólogos de RH e de Logística. De forma bastante didática, Wanusa pontuou, principalmente, a importância do risco que se corre ao administrar pessoas e empresas. “Enfrentar desafios, ser rápido nas decisões, recriar e inovar são atitudes positivas para quem quer alcançar o esperado êxito profissional.”, destacou a coordenadora;

Por fim, Gizelma Lima iniciou sua palestra, ilustrando, exatamente o que orientara a professora Wanusa. Também lembrou a dificuldade encontrada pelo palestrante Laércio na caminha para o sucesso dele, afirmando que se trata de um exemplo a ser seguido. Para Gizelma “Um profissional bem formado, designado em desenvolver sua profissão ou empresa, utiliza-se da motivação pelos passos dados com sacrifício e ao sucesso de cada etapa vencida.”

Na opinião dos alunos presentes, o Dia do Administrador foi coroado de êxito, pela feliz iniciativa da FANESE, em particular de seu coordenador Frederico, que conseguiu trazer exemplos de ex-alunos desta faculdade bem sucedidos com o reforço estimulador para todos que investem em uma profissão digna de qualidade profissional ímpar.