A FANESE

A Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE é uma instituição de ensino superior instituída pela Portaria n° 2.246/MEC, de 12 de dezembro de 1997, tendo como início de suas atividades acadêmicas o segundo semestre letivo de 1998, com 19 anos de existência, portanto. O propósito de seus idealizadores com a criação da instituição foi contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe e do país através da oferta de uma educação de qualidade.

Por ocasião do início de suas atividades acadêmicas, o curso de graduação bacharelado em Administração foi o primeiro a ser ofertado pela FANESE. Posteriormente, em 2000, foram instituídos os cursos de bacharelados Engenharia de Produção e Ciências Contábeis e, em 2007, o curso de Direito. Já neste ano de 2016,  a FANESE oferece mais dois cursos, na modalidade bacharelado que, somaram-se aos quatro existentes: Engenharia de Petróleo e Arquitetura e Urbanismo.

Na modalidade de graduação superior tecnológica, surgiram, entre 2005 e 2015, os cursos de Marketing e Vendas, Processos Gerenciais (Gestão Empreendedora), Sistemas para Internet, Gestão de Tecnologia da Informação, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Rede de Computadores.

Todos os cursos são reconhecidos com notas entre 3 e 5 pontos numa escala estabelecida pelo MEC que varia entre um mínimo de 1 e um máximo de 5 pontos. No campo das avaliações feitas pelo sistema ENADE, o curso superior de graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos obteve nota máxima, 5, configurando-se, assim, como um curso de ótima qualidade pelos padrões do MEC.

Na pós-graduação, a FANESE acumula significativo conhecimento técnico e pedagógico nesta atividade. As ações de pós-graduação tiveram início antes da criação da Faculdade, mediante convênio com a Fundação Getúlio Vargas, nomeando a instituição como pioneira no desenvolvimento de cursos de pós-graduação “Lato Sensu” em Sergipe.

Esta atividade vem sendo amplamente desenvolvida, tendo um peso substancial no contexto das ações educacionais da instituição. São 40 cursos oferecidos, distribuídos nas seguintes áreas: Administração e Negócios, Comunicação e Marketing, Contabilidade e Finanças, Engenharia e Meio Ambiente, Direito, Educação, Informática, Gestão em Saúde e Teologia.

Outras parcerias transitórias foram consolidadas, a exemplo da que foi realizada, entre 2003 e 2004, com a Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, para a execução de um curso de mestrado em Direito. Há quase 13 anos, a FANESE mantém uma parceria importante com o instituto Luiz Flávio Gomes (LFG) de São Paulo, para ministrar cursos on-line na área de Direito, objetivando qualificar profissionais desta área para concursos, exames da OAB e do ENADE.

VISÃO

Ser um centro educacional de impacto econômico e social.

MISSÃO

Promover ações efetivas de educação superior de qualidade, com uma concepção humanística, holística e empreendedora, na formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, em sintonia com as transformações sociais e as exigências do mercado.

PRINCÍPIOS

Oferta de princípios de qualidade;
Respeito ao ser humano e ao ambiente;
Compromisso com seus alunos;
Busca permanente de atualização e aperfeiçoamento;
Compromisso com suas ações e realizações.

LOCALIZAÇÃO

Atualmente, a FANESE desenvolve suas atividades educacionais no Campus Edgar Freitas, no Bairro Industrial, em Aracaju/SE. No Campus, funcionam todos os cursos de graduação superior (bacharelados e tecnológicos), além de todos oferecidos pela Pós-graduação.

As instalações da instituição são dotadas de infraestrutura moderna, que atende não somente às exigências avaliativas do MEC, mas, sobretudo, com as condições de comodidade para o atendimento das reais necessidades de sua comunidade acadêmica. Neste contexto, inserem-se: acervo bibliográfico e laboratórios de qualidade superior, sistema atualizado de informatização, refrigeração das salas de aula, área de convivência estudantil, estacionamento para seu público administrativo e acadêmico, além de acesso para portadores de deficiência física.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

A FANESE tem como mantenedora a Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”, pessoa jurídica de direito privado, na forma de sociedade de quotas com fins lucrativos. De acordo com seu Regimento Geral, a instituição está organizada através de um sistema de Administração Superior, sob o comando do presidente da mantenedora e diretor geral da mantida, com as seguintes unidades: 02 Conselhos Superiores, sendo 01 de Administração Superior (CAS) e outro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); duas coordenações, uma acadêmica e outra Administrativa e as coordenações de curso com seus colegiados. Uma Assessoria de Comunicação (ASCOM) cuida da publicidade da instituição e de seus eventos.

O CAS é o órgão máximo da Instituição. Tem caráter consultivo, normativo e deliberativo em matérias administrativas e acadêmicas, em última instância. É composto por 09 membros representativos da comunidade acadêmica, tendo como presidente o diretor geral e como vice o coordenador administrativo da instituição.

Do mesmo modo, o CEPE é um órgão deliberativo, consultivo e normativo de caráter técnico, com especificidade na área acadêmica. Também é constituído por 09 membros representativos da comunidade acadêmica, tendo o diretor geral como presidente e como vice o coordenador acadêmico.

CORPO DIRETIVO

Diretor Geral
Ionaldo Vieira Carvalho

Coordenador Administrativo da Graduação
André Monteiro Freitas

Coordenadora Administrativa da Pós-graduação
Barbara Monteiro Freitas

Coordenador Acadêmico
José Albérico Gonçalves Ferreira

 


Parceiros

Convênios