Bacharelado em Engenharia de Produção

INFORMAÇÕES GERAIS

Mercado de Trabalho

O engenheiro de produção é fundamental em empresas de quase todos os setores, unindo conhecimentos de engenharia, administração e economia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define como integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima de forma a melhorar a qualidade e a aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. É um Engenheiro Gestor!

O mercado é promissor porque o engenheiro de produção sempre é procurado por empresas de todos os setores, que visam a garantir, principalmente, a qualidade de seus produtos e serviços.

Campo de Atuação

Indústrias têxteis, químicas, de eletrodomésticos, de equipamentos, etc.

• Empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc.

• Correios, CVRD, Petrobrás, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, etc.

• Empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão.

• Bancos de investimento (na análise de investimentos).

• Administração de Materiais

Diferencial do Curso

O bacharel em Engenharia de produção apresenta uma sólida formação científica e profissional geral, que lhe possibilita identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, planejamento, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e serviços. Além disso, é um profissional que considera os aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento de processos, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. Ainda, os alunos do último período desenvolvem os Trabalhos de Conclusão de Curso, voltados para atividades práticas, que foram realizadas durante o Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção, trabalhos estes que possibilitam participação e publicação nos Congressos e Revistas da Engenharia de Produção.

Turno de Funcionamento

Manhã e Noite

Portaria de Autorização/Reconhecimento do Curso

Portaria nº 1.722, de 3 de dezembro de 1999, do Ministério da Educação e do Desporto. Conceito A atribuído pelo MEC, por ocasião do ato de autorização do seu funcionamento.

Portaria nº 1.187, de 8 de Abril de 2005, do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Conceito B atribuído pelo MEC, por ocasião do ato de reconhecimento do curso

Coordenador do Curso

Nome: Prof. Alcides Anastácio de Araújo Filho
Qualificação: Graduação em Engenharia de Produção Civil (UFSC); Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC)
Email: alcidesaraujo@fanese.edu.br

Object 


Parceiros

Convênios