Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

INFORMAÇÕES GERAIS

O Curso da FANESE

A FANESE possui um corpo docente composto por professores especialistas, mestres e doutores da área de Arquitetura e Urbanismo.  Promove  visitas técnicas,  aulas práticas nos seus laboratórios próprios, possui convênio com a empresa Pearson (laboratórios virtuais) e com o  SENAI/SE para realização de aulas práticas do conteúdo do curso.
O curso é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. Nele, o aluno aprende a organizar e projetar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade. O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. A maior parte da carga horária do curso é composta por aulas práticas.
Para se formar é necessário fazer um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Informações Gerais

A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com disciplinas exatas, como Engenharia, Matemática e Cálculo.
O principal objetivo do arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente.
A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.

Mercado de Trabalho

As grandes cidades brasileiras têm uma grande demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, o que abre boas oportunidades para o profissional da área. Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras. No entanto, cada vez mais empresas de outros segmentos procuram o profissional. Apesar da maior parte das oportunidades está no Sul e Sudeste, o Nordeste tem se desenvolvido muito nessa área oferecendo grandes oportunidades, além das obras de infraestrutura, o mercado no litoral continua crescendo graças ao turismo.

Nos últimos 20 anos, as grandes cidades brasileiras têm atraído cada vez menos populações e, em alguns casos, tem ocorrido refluxo migratório, provocado, em parte, pela emigração da indústria para regiões de força de trabalho mais barata como é o caso do Nordeste do Brasil. Esta região tem experimentado nos últimos anos considerável incremento no dinamismo de sua estrutura econômica, resultado da combinação de dois elementos: grandes investimentos públicos e privados e programas de transferência de renda, de edição do Governo Federal, que concretizam uma política pública específica de combate à pobreza.

Campo de Atuação

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo da FANSE, além de atuar na área de edificações, estes profissionais também podem trabalhar com paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais, design gráfico, além de projetar produtos como móveis e utensílios.

Ao lado do engenheiro, o egresso em arquitetura e urbanismo acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Se preferir trabalhar como urbanista, sua tarefa passa a ser planejar o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Diferencial do Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FANESE tem como fundamento “assegurar a formação de profissionais arquitetos e urbanistas com visão generalista, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção dos espaços externos e internos, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio ambiental natural e a utilização racional dos recursos disponíveis” (UIA/UNESCO. Charter for Architectural Education. UIA/PROGRAM EDUCATION, 1999), atendendo os princípios de sustentabilidade ambiental.

Diferenciamos-nos pela experiência em Educação Superior, atestada pelas avaliações do MEC, onde obtivemos pelo terceiro ano consecutivo a maior nota (IGC continuo), entre as instituições de ensino superior de Sergipe.

Turno de Funcionamento: Manhã e Noite
Autorização de Funcionamento: Portaria n° 96, de 01/04/2016
Coordenador do Curso: Cristiano Ricardo de Azevedo Pacheco

Object


Parceiros

Convênios