Acessibilidade

A Comissão de Acessibilidade da FANESE é um órgão colegiado composto por representantes dos corpos diretivo, docente, discente, técnico-administrativo e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico/NAP.

Foi instituído, originalmente, por meio da portaria do nº 10, de 23 de março de 2017 do Diretor Geral, considerando a necessidade de aprimoramento relativo ao atendimento de demandas de acessibilidade, fomentando o desenvolvimento de práticas compatíveis com a necessidade de melhor atendimento às pessoas com dificuldades de acesso a ambientes físicos e pedagógicos da FANESE.

A Comissão tem papel consultivo e deliberativo nos assuntos que incluem acessibilidade em todo o campus da FANESE, tanto em termos físicos, visando a eliminação de barreiras arquitetônicas, como em questões de ordem pedagógica e atitudinal na faculdade.

Nesse contexto, são atribuições da Comissão:

I- Encontrar meios para garantir, nos limites da legislação em vigor, as condições de acesso, permanência e conclusão do curso superior de pessoas portadora de algum tipo de deficiência;

II- Decidir sobre as demandas de pessoas portadoras de deficiência protocoladas na Secretaria Geral;

III- Programar e apresentar ações de orientação e capacitação para docentes e técnico – administrativos, a fim de atuarem junto aos acadêmicos portadores de alguma deficiência;

IV- Promover e difundir a cultura da acessibilidade na comunidade acadêmica.

Membros que compões a comissão:

I- José Albérico Gonçalves Ferreira, representante do corpo diretivo;

II- Antonina Gallotti Lima Leão, representante dos docentes;

III- Marta de Lima Leite, representante dos técnico-administrativos;

IV- Alessandra Nunes Nascimento, representante dos alunos;

V- Analice Nóbrega de Oliveira Bento, representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico;

Principais ações realizadas em 2017:

– Atividades artístico-culturais alusivas ao Dia do Surdo;
– Inspeção dos banheiros em todos os andares;
– Revisão dos adesivos de atendimento prioritário e assentos especiais para cadeirantes;
– Ajustes no piso tátil;
– Comunicação em braile e mapa tátil;
– Palestra de orientação aos Professores e Técnico-Administrativos sobre a atenção ao aluno portador de deficiência;
– Instalação de softwares de acessibilidade em computadores da Biblioteca;
– Aquisição de lupas de ampliação de textos;
– Ajustes no site, incrementando ferramentas de acessibilidade;
– Doação de equipamentos eletrônicos ao Instituto dos Surdos de Sergipe – IPAESE.

Sites de Apoio

Sugestões de Leitura

Cartilha Direito das pessoas com autismo
https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/direitospessoasautismo_leitura.pdf

Cartilha de Orientação (TEA) – FANESE

 

 

Estatuto da pessoa com Deficiência
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/513623/001042393.pdf

Direito das Pessoas Surdas – INES
https://drive.google.com/file/d/0B6WyKJSZvdJdMmdkcXR0T21HVnc/view

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