Formatura 2019.1

A FANESE oferece duas opções oficiais de formatura para seus alunos concluintes: a primeira tem o formato tradicional, com indumentárias e rituais clássicos mundialmente conhecidos, e ocorre, um mês após o término do último período acadêmico do curso concluído, no auditório do Bloco B; na segunda, igualmente importante e especial, os concluintes comparecem com trajes de passeio, ou a critério deles, em solenidade simples, mas com juramento e aposição do barrete em um dos concluintes.

Há, também, excepcionalmente, uma formatura antecipada às duas supracitadas, para alguns formandos em Direito, devido a motivos devidamente justificados e comprovados. De uma forma geral, desde que a FANESE resolveu realizar as formaturas semestrais em suas próprias dependências – antes era no Espaço Emes -, tem aumentado o número de concluintes adesistas e o comparecimento massivo de familiares e amigos dos formandos.

Nos dias 24, 25 e 26 deste mês de julho, ocorrerá mais uma edição da formatura oficial tradicional, com 97 novos bacharéis e tecnólogos de grau superior, que serão apresentados aos presentes: dia 24 – formandos em Administração, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Logística e em Marketing; dia 25 – formandos em Direito; dia 26 – formandos em Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistema para Internet e em Redes de Computadores. No dia 30 de agosto, às 19 horas, será a vez da formatura individual.

Os professores paraninfos, escolhidos pelos 97 formandos do primeiro semestre deste ano, são: Eduardo Ubirajara (Administração); Cleaylton Ribeiro (Gestão de Recursos Humanos); Wanusa Centurión (Logística); Carlos Frederico (Recursos Humanos); Marcel Ramos (Direito); Cantidiano Dantas (Ciências Contábeis); Leila Medeiros (Engenharia de Produção); Rafael Spacca (Gestão de Tecnologia da Informação, Sistema para Internet e Redes de Computadores).

Os formandos juramentistas serão: Ana Luíza Santana (dia 24); Breno Lopes (dia 25); Lucas Oliveira (dia 26). E os formandos oradores serão José Ricardo Tavares (dia 24), Jhon Alisson (dia 25), Arley de Almeida e Rogério Cardoso (dia 26). Quanto ao professores oradores serão: Eduardo Ubirajara (dia 24), Marcel Ramos (dia 25), e Cantidiano Dantas (dia 26).

As principais autoridades, representantes de Conselhos Regionais de Sergipe, já confirmadas, são: Aldecy Mecenas, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de RH-SE; Wanderson da Silva Melo, presidente do CRCSE; e Arício Rezende da Silva, presidente do CREA-SE.

Além das formaturas com as características oficiais, aqui já expostas, alunos de alguns cursos fazem, por conta própria, suas festas particulares, incluindo uma simulação de formatura oficial, para promover um clima semelhante ao que ocorre na no ambiente caloroso da faculdade. Este tipo de festa serve mais para fins comemorativos, regado a bebidas e guloseimas servidas aos familiares e convidados.

Como sempre acontece nas formaturas da FANESE, além do frisson festivo dos presentes (padrinhos, parentes, amigos e dos próprios formandos), a pontualidade para o início e para o término da solenidade é uma marca, um diferencial destacado por todos os presentes.