O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou Conferência

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDI, de Aracaju, promoveu, nos dias 16, 17 e 18 deste mês de julho, a 2ª. Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Com o tema Os desafiose envelhecer  no  Século  XXI  e  o  papel  das  políticas  públicas, o evento foi aberto na terça 16 de julho, às 14 horas, no auditório do Atheneu, com palestra de título igual ao do tema do evento, proferida pela assistente social Rosária Rabelo.

Antes do início da solenidade oficial de abertura do conclave, houve apresentações culturais, palavras de diversas pessoas representantes da sociedade civil organizada, incluindo-se secretárias municipais, o representante do prefeito de Aracaju, que saudaram os participantes do Congresso, estimulando-os à reflexão e discussão acerca dos avanços e desafios da execução das políticas públicas destinadas às pessoas idosas. Neste mesmo dia 16, houve o lançamento do projeto “Andantes: a educação como forma de disseminar o respeito à pessoa idosa”.

Os trabalhos dos dois últimos dias do evento foram desenvolvidos no auditório da Igreja do Espírito Santo, localizado no bairro Santo Antônio. No dia 17, pela manhã, houve a palestra da mestra Maria Lúcia Felizola, esclarecendo e compartilhando conhecimento, com o público participante, sobre os direitos dos idosos e as dificuldades destes em ver cumpridas leis e normas pertinentes ao tema da Conferência. Na tarde deste mesmo dia, houve trabalhos de grupos sobre 5 eixos temáticos, a exemplo dos relativos à saúde, à educação, à cultura, à previdência, ao transporte, ao enfrentamento à violência contra o idoso, e aos aspectos legais de políticas públicas ainda não postas em práticas pelos poderes.

No dia 18, houve, primeiramente, uma apresentação do Coral de idosos da LBV, movimentando muitos idosos e idosas, que dançaram e cantaram junto com o coral. Foi um momento mágico, prazeroso. Em seguida, os relatores de grupos leram as propostas de aperfeiçoamento e de atendimento às reivindicações feitas pelos conselheiros e pelos demais idosos delegados presentes. Além de emendas aos itens propostos pelos grupos, foram votadas menções, envolvendo, principalmente, a questão previdenciária, presente em um dos eixos subtemáticos.  Exemplos de força de vontade para viver e servir foram exibidos ao final do evento.

A FANESE foi representada pelo professor Bira, que também é membro do Conselho dos Idosos (COMDI), tendo participado de todas as atividades, incluindo o relato de ações desenvolvidas pela faculdade, tais como a oferta de cursos de inclusão digital, de concessão de descontos para idosos interessados em cursar em nosso instituição de ensino superior, bem como de disponibilizar profissionais de ensino para proferirem palestras às instituições que se fazem representar no COMDI. Bira parabenizou a todos os participantes da Conferência Municipal, ao tempo que enalteceu o esforço recompensado da presidente do Conselho, dona Maria José Matos. Dona Maria destacou a oportunidade que o evento propiciou aos participantes, no sentido de fortalecer o diálogo, enriquecendo o intercâmbio de informações pertinentes ao tema da conferência.


Parceiros

Convênios