Formatura na FANESE gera satisfação entre familiares e amigos dos formandos (II)

Na quinta-feira, vez dos concluintes em Direito, o novo bacharel Jhon Allisson revelou, entre comparações diversas com o tempo de curso: “Cinco anos foi o tempo que plantamos neste terreno em que pisamos hoje, adquirindo conhecimento, e este conhecimento é um tesouro escondido, que a traça não corrói, nem o ladrão pode roubar.” Já mestre Marcel Ramos, paraninfo e orador da turma, discorreu sobre a importância de que seus afilhados bacharéis atentassem, durante o exercício profissional, mais para a justiça do que para o exercício natural de simples interpretadores de leis. Defendeu a principiologia como base para a justiça.

Marcel citou trechos da Bíblia, evidenciando a importância do perdão, diante do senso de justiça: Dos Atos dos Apóstolos, quando Saulo, cego dos dois olhos iria para Damasco prender cristãos e que, após recuperada a visão, pela cura de Jesus, através do discípulo Ananias, convertera-se, passando a chamar-se Paulo, um incansável evangelizador; e para ressaltar o exercício do Direito com base na principiologia do direito humano, Marcel lembrou Coríntios 2:6-8, relacionando-os ao valor do perdão. Para o mestre, “O exercício do Direito, pautado pelo humanismo, busca valorar a sobrevivência dos princípios com relação às normas, uma vez que o Direito está acima das prescrições e não se resume como uma norma puramente coercitiva.” Também, esteve presente na mesa da formatura de Direito a professora Patrícia Cáceres, assessora da Coordenação do curso.

Na sexta-feira, 26, diplomaram-se os Bacharéis em Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e dos Tecnólogos da Informação, Sistema para Internet e de Redes de Computadores. Além dos coordenadores desses cursos, também fizeram parte da mesa da solenidade as seguintes pessoas: Vanderson da Silva Melo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade, que fez entrega de um certificado ao aluno com maior nota final do curso de Contabilidade; Arício Resende Silva, presidente do CREA, que entregou, simbolicamente, as carteirinhas de identificação profissional dos novos bacharéis de Engenharia de Produção; e o  senhor Romeu Santos, coordenador adjunto da Câmara especializada de Engenharia Química.

Rogério Cardoso, concluinte do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, orador representante dos formandos da noite, focou suas palavras na importância deste dia: “Estamos aqui para festejar o término de um importante ciclo que, ainda que pareça ter sido uma eternidade, foi possível. Não nos esqueceremos, em todo a nossa caminhada, deste momento ímpar.” O professor Cantidiano Novais, paraninfo do curso de Contábeis e representando os demais paraninfos, passou uma orientação importante para os novos profissionais: “Com este selo de Contabilista, de Engenheiro, de Profissional da Informática, não fiquem esperando que a sociedade venha até vocês, para oferecer-lhes oportunidades. […] hoje, vocês estão assumindo o compromisso de oferecer à sociedade os frutos de uma importante formação acadêmica.”

O professor Albérico Gonçalves, coordenador acadêmico da FANESE, fez entrega de certificados aos alunos que apresentaram, ao término de seus respectivos cursos, a maior média/nota, parabenizando esses formandos. E, ao final de cada dia de formatura, Albérico sobressaltou: “A maior demonstração de satisfação de todos os presentes está no fato de que este momento familiar é emocionante, descontraído, quando, em um clima livre, espontâneo e de gratidão a Deus, consolida-se o êxito das formaturas de seus alunos no auditório B da FANESE.” Albérico destacou, também, a impecável organização do evento, coordenada pela assessora administrativa Rosane Maria Silva Carvalho e por toda equipe dela.