Professoras da FANESE na Bienal do Livro no Rio de Janeiro

A FANESE se fez presente na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que está acontecendo no Rio Centro desde 31 de agosto até o dia 08 deste mês. E Rebecca Falcão Viana Alves, professora da FANESE, das disciplinas Direito do Trabalho I e II, foi para o lançamento do livro “Ferro & Fogo: contos medievais”, no qual participa com o conto “Reza a Lenda”, publicado pela Lura Editorial. Na sessão de autógrafos, Rebecca atendeu, também, as pessoas interessadas no livro e, em particular, no conto dela.

Ferro & Fogo, que tem 26 contos de autores diversos, incluindo o da professora Rebecca Alves, é um livro que tem o contista Márcio Pacheco como organizador. Os contos retratam o cotidiano dos plebeus e dos nobres da era medieval europeia, abordando o cotidiano dos povos, durante a Idade Média, desde personagens polêmicas, como as criadas portadoras de segredos, até grandes batalhas à beira do rio. Essas batalhas sangrentas incluíam assassinos mercenários, cavaleiros templários, além de invasões bárbaras e reconquistas heroicas.

Tudo é descrito com a realidade brutal que apenas aquela época pode nos despertar curiosidade..Mas é importante destacar que, após a fase das invasões bárbaras, onde exércitos inteiros atacavam fortalezas, castelos e vilarejos, à procura de honra e glória, a sociedade se estabilizou, conseguindo prosperar. A cristandade parte em direção à Terra Santa para reconquistá-la dos muçulmanos através das Cruzadas. E, aí, prossegue a História das novas civilizações, das quais conhecemos bem nos bancos escolares.

Márcio Pacheco nasceu em 1989, em Gravataí, Rio Grande do Sul. É formado em Engenharia Mecânica Automotiva pela Universidade Luterana do Brasil. Desde pequeno tem contato com livros diversos, lendo os mais variados títulos. “As Crônicas do Apocalipse” é a série de estreia no mundo literário de Márcio, que Já possui alguns contos de fantasia e suspense na Amazon, como O necrotérioO espantalhoA ceia e Não brinque com espíritos.

Quem esteve, também, presente na Bienal do Livro deste ano e prestigiando a filha Rebecca, foi a professora Mara Régia Falcão Viana Alves, coordenadora do curso de Engenharia Civil da FANESE. Mara manifestou-se surpreendida com o evento, considerando-o inesquecível, principalmente pelo interesse do público em conhecer novos lançamentos, obras raras e pelo sucesso alcançado por ocasião do lançamento do livro supracitado nesta matéria.