CENTELHA: programa inovador, criador de startups

No dia 23 de agosto do corrente ano, foi realizado, na FANESE, o evento “CENTELHA: programa inovador, criador de startups”, cujo objetivo foi estimular a participação de mais pessoas no programa. O professor mestre Bento Francisco Júnior, representando, neste programa, a FANESE, juntamente com a UFS, Unit, Fapitec, FECOMÉRCIO, Sergipetec, IFS, SEBRAE e SEDETEC, elaborou o projeto, que foi aprovado pela FINEP.

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é uma agência pública que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. O programa visa estimular o espírito empreendedor e inovador nas pessoas, por meio da criação de startups com o investimento de R$ 53.333,33, atualmente. Esta subvenção vale para 23 ideias selecionadas. Startup é o ato de começar algo inovador, enfrentando o desafio das mudanças constantes no mercado e na sociedade. A inovação está mais relacionada com companhias e empresas que estão no início de suas atividades, ou enfrentando dificuldades de sobrevivência, mas e que buscam explorar atividades e procedimentos inovadores.

Com isso, o professor Bento ficou encarregado de captar alunos, egressos e professores também de outras instituições. Formou equipes da FANEB, FANESE, SENAI-SE e Unit, totalizando 12 equipes: Edlânia, Verônica, Danilo, Reginaldo, Dayane Eloá, Wiliam e Auzicleide, da FANEB, em sua maioria, com a primeira oportunidade de sair de uma situação de vida difícil onde moram; Antônio Neto, Davey, Thiago Jesus, Thuany e Júlia Dantas, da FANESE; Adriele e Gilvaneide do SENAI-SE; e Ramiro e Douglas da Unit.

Este evento contou com as presenças de Ana Flávia (coordenadora do programa Centelha na Fapitec), Fábio Melo (UFS – Campus do Sertão de Nossa Senhora da Glória) e Thiago Jesus (administrador e consultor em inovação). A primeira fase do programa encerrou-se com a submissão de 579 ideias, tornando-se um marco para Sergipe. “Com isso, percebemos, também, o caráter social do programa, pois possibilita que qualquer pessoa tenha a oportunidade de tentar gerar emprego e renda no estado. O mundo é das startups!”, destacou Bento, ao agradecer a participação significativa dos envolvidos.


Parceiros

Convênios