Mais uma comemoração pelo Dia do Administrador

Na segunda-feira 9 de setembro, a FANESE comemorou mais um “Dia Nacional do Administrador”. O instrumento que motivou a escolha dessa data foi a Lei nº 4769, do mesmo dia e mês, mas em 1965, que dispunha sobre o exercício da profissão de Técnico de Administração. O artigo 14 desta Lei adverte que “Só poderão exercer a profissão de Técnico de Administração os profissionais devidamente registrados nos C.R.T.A., pelos quais será expedida a carteira profissional.” Já o Dia do Administrador foi instituído pela Resolução do Conselho Federal de Administração, CFA nº 65/68, de 9 de dezembro de 1968.

O Administrador é o profissional que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas, com a coparticipação dos colaboradores. Ele é responsável por gerenciar uma organização, que é constituída por diversas áreas de atuação. Pode trabalhar em organizações públicas e privadas, com administração escolar, gestão financeira, gestão da produção, gestão de pessoas, gestão ambiental, processos gerenciais, administração hospitalar, marketing, tecnologia da informação, consultoria, comércio internacional, docência da graduação, gestão estratégica empresarial, logística, entre diversos outros tipos de atuação. Por isso que a data é comemorada, também, com os Tecnólogos em Marketing, Logística, Processos Gerenciais e Recursos Humanos.

Os objetivos do evento comemorativo foram:  promover o intercâmbio de informações entre os estudantes e a realidade de mercado da profissão de Administrador; trazer para o evento empreendedores de sucesso, para que possam expor seus conhecimentos e experiências, visando ao desenvolvimento profissional; e criar espaço cultural, a exemplo do Sarau, neste ano, promovendo a realização desses contatos iniciais para o conhecimento e o estabelecimento de novas parcerias e contatos profissionais entre os participantes do evento.

O acontecimento destinou-se a todas as pessoas interessadas pela profissão do Administrador e de áreas afins, sejam eles estudantes, professores, empresários, colaboradores, empregadores, profissionais ou empreendedores estabelecidos. As atividades envolveram estudantes de graduação e de pós-graduação, professores universitários e profissionais de cursos afins das diversas instituições de ensino. A cerimônia da abertura da noitada coube ao coordenador acadêmico da FANESE, professor José Albérico, que destacou a importância do administrador em todas as atividades empresariais e a qualidade das exposições, cuidadosamente escolhidas pelo coordenador do curso de Administração e, também, o mestre de cerimônia, o professor Carlos Frederico.

Foram parceiras, que abrilhantaram a comemoração, as seguintes empresas: TSURU – Arte em couro; WERT – Fundo de investimentos; UP Viagens – Turismo Corporativo, para Eventos e de Lazer; Marp Net – Provedor de Internet. Fizeram apresentações dessas empresas de sucesso, respectivamente pela ordem exposta, os empreendedores: Lucas Lemos, Felipe Libório, Mário Assunção e Pedro Carlos. Após a última apresentação, os presentes ao evento, 380 pessoas, participaram de um lanche, regado a bolo, salgadinhos e refrigerante, sob o brilhante som do maestro e saxonista Karlos Olivier. Foram várias as pessoas que se manifestaram satisfeitas com as exposições feitas pelos empreendedores, reforçando a importância de um administrador melhor preparado para manter e desenvolver estratégias de negócios nas empresas. Já a direção da FANESE, assim como professores e alunos, elogiaram a organização e a qualidade das apresentações, bem selecionadas pelo coordenador dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais, professor Carlos Frederico, apoiado pela coordenadora dos cursos de Logística, Marketing e de Recursos Humanos, professora Kátia Barreto e pela assessora da ASCOM-FANESE, Rosane Carvalho.