Dia das Engenharias na Semana de Responsabilidade Socioambiental

Na quinta-feira, 26 de setembro, na Semana de Responsabilidade Socioambiental, os cursos de Engenharia da FANESE proporcionaram uma noite de duas palestras importantes sobre temas atuais, que despertaram interesse de todos os presentes: o tema da primeira palestra foi Incêndios na Amazônia, com explanação e comentários do professor DSc Benjamim White; e a segunda palestra, versando sobre Impactos Ambientais: desafios para a Gestão Sustentável, teve como expositor o professor MSc José Waldson Costa de Andrade.

O professor White, após conceituar os termos queimada, incêndio e foco de calor, argumentou o fato de que os incêndios são um impacto ambiental decorrente do desmatamento. Em seguida, levou os presentes a refletirem sobre a relação entre a localização dos incêndios com a região da Amazônia e da Amazônia Legal. Concluiu com a comprovação do aumento da ocorrência de incêndios na região da Amazônia, neste ano de 2019, exibindo dados e imagens de satélites.

O Profº MSc Waldson Andrade relatou todo o processo de Licenciamento Ambiental de empreendimentos, abordando a questão dos impactos ambientais e do desafio que estes representam na Gestão Sustentável. Ele falou sobre a legislação vigente e sobre os trabalhos para atendimento às condicionantes do licenciamento ambiental e do envolvimento necessário com a comunidade local para o atendimento às dimensões sociais, econômicas e ambientais dos empreendimentos.   

Diante das exposições, os palestrantes demonstraram, com suas experiências de pesquisa e de trabalho, a importância da participação popular e da educação ambiental no processo de licenciamento ambiental e na melhoria da saúde das pessoas.

A professora Mara, coordenadora do curso de Engenharia Civil, avaliou, assim, o evento: “Concorridíssimo! Esta é a palavra que descreve a noite das Engenharias Civil e de Produção na Semana da Responsabilidade Socioambiental da FANESE, edição 2019. Também pudera, os temas abordados foram por demais atuais e envolventes.” A professora Leila, coordenadora da Engenharia de Produção, endossou a avaliação da colega Mara, acrescentando que “Dado o interesse dos alunos por assuntos tão instigantes e oportunos, o espaço ocupado pelos presentes ficou pequeno.”


Parceiros

Convênios