Alunos de Engenharia de Produção preparam-se para o ENADE

Neste ano, alunos do curso de Engenharia de Produção (ENGEPRO) da FANESE participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados.

O ENADE é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Este mesmo exame avalia, além dos cursos, a instituição de ensino. É a partir desse tríplice objetivo, que conhece a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. E os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Como sempre, a FANESE programa oficinas e simulados no semestre em que o exame acontece. Assim é que, no último sábado de setembro deste ano, o curso de ENGEPRO, sob a

Coordenação da professora Leila Medeiros Santos, realizou oficinas de preparação para o ENADE para os alunos que farão o exame. Paralelamente à revisão dos principais conceitos relacionados à Engenharia, promoveu-se uma proveitosa integração de alunos com professores, em um momento agradável e de muito aprendizado.

Na tarde do último sábado de setembro, a professora Pós-Doutora Heloísa Thaís  Rodrigues de Souza fez uma dinâmica de grupo, a teia, para promover a interação, além de proporcionar uma visão sistêmica e integrada dos conteúdos aos alunos. Na sequência, foi discutida a importância do ENADE e a relação da sociedade com a natureza, através de um breve histórico até os dias atuais.

O assunto Sistema de Gestão Ambiental foi trabalhado em profundidade pela professora Heloísa, sendo abordados o conceito, os objetivos, os princípios e a finalidade. Além disso, os alunos puderam revisar os temas Desenvolvimento Sustentável, Impactos Ambientais e Legislação Ambiental aplicada ao Sistema de Gestão Ambiental. Para a referida professora, “Foi uma tarde muito proveitosa, quando os alunos puderam relembrar e tirar dúvidas sobre diversos assuntos.”

Em seguida, o professor Duan Vilela Ferreira, egresso do curso de Engenharia de Produção da FANESE e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, abordou temáticas ligadas a medidas de produtividade, planejamento agregado e planos mestres de produção inseridos no contexto da disciplina de Planejamento e Controle da Produção. A exposição foi seguida de uma proveitosa discussão sobre casos reais de empresas, apresentados em questões de provas anteriores, envolvendo grande participação dos alunos na análise e resolução das problemáticas propostas pelo professor.

A coordenadora Leila Medeiros lembrou os alunos das atividades marcadas para esta sexta-feira, 4 de outubro, um simulados do Exame (ENADE) e, para o dia 19 deste mês, mais oficinas, reforçando a preparação para a citada prova.